Bem Vindos!!!!!

Bem vindos queridos amigos e leitores! não reparem muito pois o Blog é novo e agora que me adentrei neste mundo tão virtual quanto a nossa propria realidade.
Criei este Blog amador com finalidade e objetivo de discutir principalmente o Jornalismo nosso de cada dia, todos os percausos e maravilhas desta profissão tão apaixonante.
Mas não se impressionem se forem abordados temas que fogem um pouco o tema Jornalismo.
No mais sejam bem vindos e lembrem-se:

"Se você é capaz de sonhar, é capaz de fazer."

Uma ótima leitura!
Até mais!

Josimar Melo


quinta-feira, 12 de março de 2009

Vida de Jornalista

Talvez a profissão de jornalista seja uma das mais importantes ocupadas por um cidadão. Influenciar, informar e sempre estar por dentro de tudo que acontece na sociedade traz nas mãos dos comunicólogos um poder que nem menos os comunicadores se dão conta.

Trabalhar com jornalismo fica cada vez mais empolgante e apaixonante no decorrer de uma carreira. Com o passar do tempo você deseja sempre estar envolvido nas pautas, nas assessorias, nas reportagens, quando se começa não se quer mais parar. Conseqüências com as escolhas que fazemos sempre existirão e trabalhar com aquilo que se gosta está entre os maiores prazeres não só profissionais, mas pessoais também. Observando relatos de jornalistas mais experientes vejo que a organização e a gestão deve se passar da vida profissional para a pessoal caso contrário ela se tornará quase inexistente.

Recebi de um amigo que trabalha com comunicação “Os 13 mandamentos do Jornalista” e diferente do código de ética dos jornalistas, observo que estes mandamentos são detalhadamente seguidos sem ao menos percebermos. E com a criticidade de sempre explanarei sobre estes 13 mandamentos.

Os 13 Mandamentos Do Jornalista

1-não terás vida pessoal, familiar ou sentimental

· Levante a mão o jornalista que nunca abdicou dos momentos com familiares, das tardes aconchegantes com seu grande amor ou uma saída descontraída com os amigos para jogar conversa fora.


2-não verás teu filho crescer

· Bem ainda não tenho filhos, mas às vezes fico imaginando que com essa rotina de jornalista dar a atenção necessária e que tanto gostaria a um filho ficaria um pouco difícil.


3-não terás feriado, fins de semana ou qualquer outro tipo de folga

· Feriado imagino logo, dias que surgem grandes reportagens, histórias de vida surpreendentes. Fim de semana, grandes acontecimentos, shows, peças resumindo ótima oportunidade para grandes reportagens....Ops! acabou o feriado e o fim de semana.


4-terás gastrite, se tiveres sorte.se fores como os demais terás úlcera

· Escreva uma matéria agora quem nunca viu ou trabalhou com um jornalista estressado, sem paciência e apressado com tudo.


5-a pressa será teu único amigo e as suas refeições principais serão os lanches, as pizzas e o china in Box

· Confesso que um tempinho para o lanche comendo somente besteiras em frente ao computador sempre arrajamos. E confesso que até já almocei na frente do PC para finalizar um trabalho.


6- teus cabelos ficarão brancos antes do tempo, isso se te sobrarem cabelos

· Confesso que sempre tive cabelo branco, mas não sou do tipo que vai colorir os cabelos para disfarçar a idade assim como vejo alguns colunistas sociais fazendo. E careca espero não ficar tão cedo.


7-tua sanidade mental será posta em cheque antes que complete 5 anos de trabalho

· Sinceramente percebo que minha intitulada “sanidade” é colocada em cheque todos os dias, e olha que sou ainda um estagiário. Jornalistas por natureza possuem um parafuso solto na cabeça. Cinco anos é uma metáfora vamos diminuir para 1 ano, sem contar estágios. Uma semana em uma redação de jornal, e 20 minutos em uma produção de telejornal.


8-dormir será considerado período de folga, logo, não dormirás.

· Dormir significa descanso, segundo um jornalista amigo meu até que se organizando dá para dormir umas 6 horas por dia. De acordo com pesquisas médicas 8 horas é o ideal, mas o que são duas horas a mais no nosso colchão em um dia de frio ou ao lado de quem se ama... ops! hora de levantar e ir trabalhar.


9-trabalho será seu assunto preferido, talvez o único.

· Uma das vantagens da nossa profissão, se falamos de trabalho falamos da sociedade, da vida, de política, do mundo e escutamos bem pouco.


10-a máquina de café será sua melhor colega de trabalho.

· Tomava café somente pela manhã, tradição conservada desde criança. Mas quando comecei a trabalhar com assessoria não recuso um cafezinho pela tarde, acompanhado de uns salgadinhos nem se fala.

11- terás sonhos com entrevistados e não é raro, resolverás problemas de trabalho neste período

· Não levar trabalho para casa sempre foi um dos meus exercícios mentais mais poderosos, quando ponho meu pé fora da instituição que estou trabalhando minha mente se volta para outros assuntos. Trabalhando com assessoria de imprensa e cuidar da imagem das instituições que presto serviço estão minando aos poucos minhas defesas mentais.


12-exibirás olheiras como troféus de guerra

· Sempre tive olheiras então não consigo me observar como referencia. Mas já reparei que além do stress da rotina e de um dia inteiro de trabalho as noites de alguns comunicólogos teem ficado cada vez mais curtas, jornalista que não é boêmio ou que não gosta de uma boa balada está ficando mais raro que vermos uma nota de R$100 por mais de 0,30 segundos


13-e o pior...inexplicavelmente gostarás de tudo isso.

· Não tem como negar somos apaixonados pela nossa profissão, e mesmo se optarmos por outra ocupação seja advocacia, medicina, nunca conseguimos deixar de pensar no amor que temos pela comunicação e se nos perguntarem, sempre respondemos o jornalismo faz parte de nós.

Powered By Blogger