Bem Vindos!!!!!

Bem vindos queridos amigos e leitores! não reparem muito pois o Blog é novo e agora que me adentrei neste mundo tão virtual quanto a nossa propria realidade.
Criei este Blog amador com finalidade e objetivo de discutir principalmente o Jornalismo nosso de cada dia, todos os percausos e maravilhas desta profissão tão apaixonante.
Mas não se impressionem se forem abordados temas que fogem um pouco o tema Jornalismo.
No mais sejam bem vindos e lembrem-se:

"Se você é capaz de sonhar, é capaz de fazer."

Uma ótima leitura!
Até mais!

Josimar Melo


quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Jornalista - Profissão Perigo

Em 2010, mais de cem jornalistas foram mortos no mundo; 35 na América Latina


Lutar pela liberdade de expressão se torna uma tarefa cada vez mais árdua em no nosso continente.

A profissão "Jornalista" muito desvalorizada em relação à remuneração salarial e intelectual, visto que no Brasil o diploma nem é exigência, e qualquer pessoa "acha" que pode realizar tal função, mostra que exercer este cargo em um continente cheio de revoluções e principalmente ditaduras é correr risco de morte, pois bem, trabalhar com a investigação da informação e manter os cidadãos cientes de seus deveres e direitos nunca foi prioridade das classes dominantes nos mais diversos continentes e a valorização da luta pela formação intelectual dos povos cedeu espaço para formas mais simples de entretenimento disfarçadas de "Jornalismo".

Singela homenagem do blog a verdadeiros Jornalistas empenhados na verdadeira luta profissional.

Jornalista Mário Alves
O jornalista fundou em 1968 o Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR), dirigiu os jornais Novos Rumos e Voz Operária, e foi preso pelo militares duas vezes - em junho de 1964 e janeiro de 1970. Na última prisão, foi levado ao DOI/ Codi e, depois, transferido para o quartel do Exército na Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro, onde morreu após intensa sessão de tortura. Seu corpo nunca foi encontrado.

Jornalista Tim Lopes
Tim Lopes foi até a favela Vila Cruzeiro, no bairro do Complexo do Alemão, subúrbio do Rio de Janeiro, com uma microcâmera escondida. Ele havia recebido uma denúncia dos moradores da favela de que no baile acontecia a exploração sexual de adolescentes e a venda de drogas. Iria verificar também a informação de que os traficantes construíram um parque infantil numa via de acesso à comunidade, para dificultar a ação da polícia, e que desfilavam armados de fuzis.

Segundo testemunhas, a morte de Tim Lopes foi definida pelo traficante Elias Pereira da Silva, o Elias Maluco, um dos líderes do grupo criminoso Comando Vermelho, que dominava o Complexo do Alemão. As investigações indicam que participaram do crime outros nove traficantes de sua quadrilha. Antes da execução, os traficantes fizeram uma espécie de julgamento para decidir sobre a morte do jornalista. Ele foi torturado antes de morrer, com golpes de katana. Seu corpo teria sido esquartejado antes de ser queimado - método popularmente chamado como "microondas", usado para ocultar o cadáver e o crime - na localidade da Grota.

Fonte: Wikipédia
Jornalista Verônica Guerin
Começou tardiamente na profissão, depois dos 30 anos, e gostava do jornalismo investigativo. Exemplo de determinação e coragem, sua vontade incessante por justiça fez com que pagasse com a vida a investigação a fundo sobre a máfia e o tráfico de drogas em Dublin, capital da Irlanda, durante a década de 1990. Denunciou também a ligação que alguns dos mais importantes gângsteres tinham com o IRA. Sofreu um atentado e chegou a ser espancada por um dos maiores mafiosos da cidade.
Depois do seu assassinato, a população da Irlanda se revoltou e foi às ruas fazer protestos, e os barões do tráfico tiveram seus bens confiscados e foram presos. Um ano depois do acontecido, os crimes caíram em mais de 50% na Irlanda.
Veronica Guerin é considerada uma heroína na Irlanda.
Fonte: Wikipédia
Homenagem: Resumo do filme o Custo da Coragem : No Blog Josimar Melo
Powered By Blogger