Trabalhar com comunicação está entre uma das profissões mais gratificantes da sociedade. O poder da informação, e saber de tudo que acontece em primeira mão, tornam o dia a dia desse profissional um mediador social de extrema confiança para a construção da história, sendo um elo de comunicação entre o público e a opinião.
A própria história da imprensa brasileira se confunde com a formação do nosso país. Desde Gutenberg à Internet, as mídias vêem ganhando um papel cada vez maior de influência no senso critico da sociedade. Nos primórdios da imprensa, mais precisamente na Revolução Francesa, os ideais da própria imprensa e do papel do jornalismo criam suas bases.
Na antiguidade a informação era um bem guardado a sete chaves e o jornalismo surgiu como meio de esclarecimento, racionalização da vida moderna, um órgão de mediação de toda modernidade. Um poder fundado pela vontade coletiva contra o exercício do poder político.
Vejo a importância do jornalismo como um dos fatores fundamentais para o próprio movimento da história moderna. E a liberdade de opinião se firma como um dos pilares da imprensa que sustenta a critica e o julgamento.
Bem Vindos!!!!!
Bem vindos queridos amigos e leitores! não reparem muito pois o Blog é novo e agora que me adentrei neste mundo tão virtual quanto a nossa propria realidade.
Criei este Blog amador com finalidade e objetivo de discutir principalmente o Jornalismo nosso de cada dia, todos os percausos e maravilhas desta profissão tão apaixonante.
Mas não se impressionem se forem abordados temas que fogem um pouco o tema Jornalismo.
No mais sejam bem vindos e lembrem-se:
"Se você é capaz de sonhar, é capaz de fazer."
Uma ótima leitura!
Até mais!
Josimar Melo
Criei este Blog amador com finalidade e objetivo de discutir principalmente o Jornalismo nosso de cada dia, todos os percausos e maravilhas desta profissão tão apaixonante.
Mas não se impressionem se forem abordados temas que fogem um pouco o tema Jornalismo.
No mais sejam bem vindos e lembrem-se:
"Se você é capaz de sonhar, é capaz de fazer."
Uma ótima leitura!
Até mais!
Josimar Melo
quinta-feira, 13 de novembro de 2008
quarta-feira, 12 de novembro de 2008
Ciclo Vicioso, Aversão Pelo Novo.
Sempre que conversamos ou discutimos sobre o espaço político do nosso Estado, País ou município, os critérios de observação apontam para o relativismo puramente negativo e nos períodos de eleição, os defeitos se sobrepõem as qualidades.
Ao analisar de maneira isenta o cenário político da cidade de São Luís, atentei para um ponto comum na história e uma diferença com grandes municípios e até outros países, o chamado “Ciclo Vicioso e a Aversão pelo Novo”.
A grande mudança, o grande impacto na política mundial, deveu-se principalmente a esperança pelo novo. A eleição do novo presidente do EUA representa a esperança de um povo, uma nação cansada das práticas dominadoras que fazem do país mais poderoso do mundo a ser o campeão em arrogância e prepotência, e a figura do ultimo presidente americano ajuda a manter essa imagem.
Voltando ao âmbito local, as eleições para cuidar da nossa poética cidade colocaram o embate experiência versus mudança. Um candidato apostando em sua história para conquistar o tão almejado cargo, e o outro candidato se direcionando a mudança do quadro político que se apresenta já a um bom tempo.
Eleições finalizadas e o dito candidato experiente venceu as eleições. Uma opinião pessoal sobre a política, que sempre fui muito critico, é que vivemos e somos escravos da falta de opção. Fico muito triste quando escuto de eleitores que votariam e um candidato que cometesse erros mais que fizesse alguma coisa, “A que ponto chegamos”. Não vou ser partidário nem defensor de um candidato A ou B, mas a história e simplesmente a consciência das pessoas regem o rumo político do mundo, do país, ou de sua localidade. A eleição direta impõe a responsabilidade nas mãos do povo, povo este muitas das vezes desacreditado e sem esperança.
Torço para que tudo melhore e finalmente a cidade evolua e cresça, tendo realmente o tratamento que merece. A esperança pelo novo elegeu o primeiro presidente negro da nação mais poderosa do planeta, comovendo e apontando todos os olhares para que ele seja o melhor líder americano da história. Em São Luís, o poder nas mãos de poucos, faz do ciclo vicioso, uma aversão pelo novo.
Assinar:
Postagens (Atom)