Sempre que conversamos ou discutimos sobre o espaço político do nosso Estado, País ou município, os critérios de observação apontam para o relativismo puramente negativo e nos períodos de eleição, os defeitos se sobrepõem as qualidades.
Ao analisar de maneira isenta o cenário político da cidade de São Luís, atentei para um ponto comum na história e uma diferença com grandes municípios e até outros países, o chamado “Ciclo Vicioso e a Aversão pelo Novo”.
A grande mudança, o grande impacto na política mundial, deveu-se principalmente a esperança pelo novo. A eleição do novo presidente do EUA representa a esperança de um povo, uma nação cansada das práticas dominadoras que fazem do país mais poderoso do mundo a ser o campeão em arrogância e prepotência, e a figura do ultimo presidente americano ajuda a manter essa imagem.
Voltando ao âmbito local, as eleições para cuidar da nossa poética cidade colocaram o embate experiência versus mudança. Um candidato apostando em sua história para conquistar o tão almejado cargo, e o outro candidato se direcionando a mudança do quadro político que se apresenta já a um bom tempo.
Eleições finalizadas e o dito candidato experiente venceu as eleições. Uma opinião pessoal sobre a política, que sempre fui muito critico, é que vivemos e somos escravos da falta de opção. Fico muito triste quando escuto de eleitores que votariam e um candidato que cometesse erros mais que fizesse alguma coisa, “A que ponto chegamos”. Não vou ser partidário nem defensor de um candidato A ou B, mas a história e simplesmente a consciência das pessoas regem o rumo político do mundo, do país, ou de sua localidade. A eleição direta impõe a responsabilidade nas mãos do povo, povo este muitas das vezes desacreditado e sem esperança.
Torço para que tudo melhore e finalmente a cidade evolua e cresça, tendo realmente o tratamento que merece. A esperança pelo novo elegeu o primeiro presidente negro da nação mais poderosa do planeta, comovendo e apontando todos os olhares para que ele seja o melhor líder americano da história. Em São Luís, o poder nas mãos de poucos, faz do ciclo vicioso, uma aversão pelo novo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário