A Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (SAGRIMA), fez balanço inicial do Vazio Sanitário, que compreende ações de fiscalização e inspeção de plantios em combate a Ferrugem Asiática nas regiões produtoras de soja no Maranhão.
Na região de Balsas, maior produtora de soja do Estado, a fiscalização teve inicio em agosto. Lá os fiscais de defesa vegetal da AGED já percorreram 41 fazendas em um total de 100 mil hectares e 25 pivôs centrais (Sistema de irrigação) em uma área de 2.042 hectares, inspecionando diversas culturas como a soja, melancia, milho e feijão. Esta primeira etapa do Vazio Sanitário se encerra na primeira quinzena de outubro.
Os fiscais de defesa vegetal da AGED fazem vistorias e levam informações sobre a portaria nº 638 do órgão, que instituiu o período do vazio sanitário e visa à proteção da agricultura praticada em território maranhense.
Durante as atividades uma fazenda foi notificada no município de Balsas, e uma fazenda autuada no município de Riachão, sendo a mesma obrigada a destruir em área de 120 hectares de soja.
Para o fiscal de defesa vegetal e chefe da AGED de Balsas, Diego Amaral, a primeira etapa do vazio foi positiva, pois mostrou a eficiência das fiscalizações com trabalhos de conscientização nas fazendas “Os produtores de soja apoiam o vazio sanitário, e sempre denunciam aqueles que descumprem a legislação. A grande maioria tem consciência do quanto o vazio trouxe de benefícios para a região, e se não ocorrer essa vigilância constante por parte dos fiscais da AGED e produtores conscientes a doença volta a se instalar trazendo prejuízos incalculáveis”, explica.
Períodos - O primeiro período do Vazio Sanitário acontece de 15 de agosto a 15 de outubro e compreende as microrregiões do Alto Mearim, Grajaú, Balsas, Imperatriz e Porto Franco. Já o segundo período, que vai de 15 de setembro a 15 de novembro, abrange a Baixada Maranhense, Caxias, Chapadinha, Codó, Coelho Neto, Gurupi, Itapecuru Mirim, Pindaré, Presidente Dutra e Rosário, além de Paço do Lumiar, Raposa, São José de Ribamar e São Luis.
Ferrugem - A Ferrugem da Soja, popularmente conhecida como Ferrugem Asiática, é uma doença causada por fungos que prejudicam a fotossíntese da planta. Os sintomas se manifestam nas folhas através de pequenos pontos marrons, dando a aparência de ferrugem. Em estágios mais avançados a plantação perde a folhagem, evitando a completa formação dos grãos e, consequentemente, causa prejuízos à produção.
Texto: Josimar Melo
Texto: Josimar Melo
Publicado em:
Site da AGED Blog do Udes Cruz Portal do Governo do Estado Maranhão Portal O Imparcial Online Jornal O Estado do Maranhão e Jornal O Imparcial
Nenhum comentário:
Postar um comentário