Bem Vindos!!!!!

Bem vindos queridos amigos e leitores! não reparem muito pois o Blog é novo e agora que me adentrei neste mundo tão virtual quanto a nossa propria realidade.
Criei este Blog amador com finalidade e objetivo de discutir principalmente o Jornalismo nosso de cada dia, todos os percausos e maravilhas desta profissão tão apaixonante.
Mas não se impressionem se forem abordados temas que fogem um pouco o tema Jornalismo.
No mais sejam bem vindos e lembrem-se:

"Se você é capaz de sonhar, é capaz de fazer."

Uma ótima leitura!
Até mais!

Josimar Melo


domingo, 30 de março de 2008

Código de Ética dos Jornalistas

Código de Ética dos Jornalistas.
Viabilização da rotina profissional.

Discutir e analisar o código de ética do jornalismo nos mostra duas vertentes de primordial importância, a rotina do jornalista e as regras éticas que permeiam esta profissão.
Temos como base o código atualizado no congresso de Vitória no mês de agosto de 2007,devendo o profissional de comunicação ter a preocupação com o público seja ele Leitor, ouvinte ou espectador. Mas estas normas apontam para o jornalista em si , faltando o olhar critico para os donos de Jornais e emissoras, chefes e coordenadores(Donos).
Analisaremos o Art.7º que explicita sobre a remuneração do comunicador; o exercício do jornalismo por pessoas não-habilitadas; Não obtenção de vantagens pessoais, atentamos para o seguinte ponto, qual o papel do sindicato e quais suas ações para coibir e fazer valer nossas práticas e normas?
Próximo ponto Art.8º, o Jornalista é responsável pela divulgação do seu trabalho desde que sua matéria não seja alterada por terceiros,dentro das redações e direções o texto ou reportagem passa por várias revisões mas a má repercussão caí somente nos ombros do Jornalista.
Art.11, Aponta para o sensacionalismo presente em crimes ou acidentes, Capas de jornais exibem fotos com fraturas expostas, sangue e sofrimento dos acidentados e seus familiares. O que fazer quando seu superior lhe entregar este tipo de trabalho? O Jornalista como empregado da empresa e subordinado ao Padrão editorial segue a várias ordens. O art.11 Aborda também a obtenção de maneira não correta de imagens e gravações; Salvo quando esgotadas todas as outras possibilidades de apuração, Então seria muito fácil a defesa nestes casos.
Art.12, Terceiro parágrafo cita a respeitabilidade com que as pessoas mencionadas nas informações devem ser tratadas. Meios de comunicação sensacionalistas proferem ataques pessoais e morais a pessoas de opiniões contrarias as suas linhas Editorias, e quem fiscaliza?
Art.14, Explana a respeito do acumulo de Funções e uma respectiva remuneração pelo trabalho extra. Necessidade do mercado, concorrência dentro e fora do trabalho, Os meios de comunicação precisam de um profissional que realize múltiplas funções, o chamado profissional “Multifacetário” e caso o empregado não aceitar sua remuneração contrata-se outro que aceite seu salário de única função, realizando trabalhos diversos.Discutir o código de ética é valido para todo e qualquer comunicador, mas Junto ao Código de ética do Jornalista deveria ser criado o “Código de Ética e Postura Profissional do Donos de Empresas de Comunicação”.

6 comentários:

Paulo de Tarso Jr. disse...

Pow cara, bacana sua iniciativa em criar um blog pra ti. Já era tempo, né?? E o legal, é que eu fui o primeiro a INTRODUZIR um comentário.........hehehe
E quanto aquela foto q vc tirou, foi sacanagem. É montagem. São esses motivos que enfraquecem o Jornalismo sério.

Abraço e vc sabe que vc é meu PEIXE!!!!

Alessandra Castro disse...

Sabe algo q anda me dando nos nervos lá na sala? Essa historia do povo encher a boca p/ falar de ética. Tipow, concordo com tudo e talz, mas tenho meus pés no chão que as vezes as regras são feitas p/ serem quebradas. Pensamento muito universitario achar q depois q sair de lá tudo será lindo e vai p/ céu.

Juliana Seabra disse...

ola josimar!
deixo uma questão aqui para complementar seu texto.
ate onde o codigo de ética é consultado para que exista um programa jornalístico? e baseado em que esses produtores fazem sua ética?
adoreiii passa la no meu tb
bjks

Ana Paula Nogueira disse...

quem for pirar o cabeção discutindo ética vai nadar pra morrer no seco, pq pra mim ética é um mito, algo distante de ser alcançado, ela fica no dicionario e na teoria, pq na pratica tudo foge, tudo de distancia....

legal seu blog, como falo para todos os iniciantes, quero ver vc falar de amor. hehehe

bjosssss

Thiago Borges disse...

A ética do jornalismo só existe no papel.

Ainda acreditamos na existência dela porque não entramos no mercado. Aqui na academia tudo parece lindo, mas lá fora “a coisa pega pro nosso lado”.

Mas Deus olha por nós meu caro (pra quem acredita nele, é claro)

Abraço.

Anônimo disse...

Aprendi muito

Powered By Blogger