Bem Vindos!!!!!

Bem vindos queridos amigos e leitores! não reparem muito pois o Blog é novo e agora que me adentrei neste mundo tão virtual quanto a nossa propria realidade.
Criei este Blog amador com finalidade e objetivo de discutir principalmente o Jornalismo nosso de cada dia, todos os percausos e maravilhas desta profissão tão apaixonante.
Mas não se impressionem se forem abordados temas que fogem um pouco o tema Jornalismo.
No mais sejam bem vindos e lembrem-se:

"Se você é capaz de sonhar, é capaz de fazer."

Uma ótima leitura!
Até mais!

Josimar Melo


Publicações Profissionais

25 - 04- 2012 Enduro da Rapadura define seus campeões

Realizada em Vargem Grande a competição foi válida pela 3º e 4º etapas do Campeonato Maranhense de Motociclismo.

O município do Norte Maranhense foi palco das performances de mais de 60 pilotos em busca do titulo de campeão maranhense de motociclismo. Constantino Castro, de Caxias, na categoria Master  e Torres Junior, de São Luis, na categoria Novato  foram os destaques.

Costantino Castro comemora o 1º lugar da categoria Master
Com um terreno afetado pelas fortes chuvas dias antes do enduro a competição foi marcada pela superação, onde a técnica dos pilotos foi o fator primordial para manter a regularidade nas trilhas. “No começo foi muito oportuno, vi ali crescer a chance de vitória e passei aos poucos a administrar a diferença, até quando vi que outros pilotos também estavam perto, me senti na obrigação de arriscar um pouco mais, tendo que atingir uma velocidade um pouco acima da que costumo pilotar, mas no resto da prova foi igual a pianista, levada na ponta dos dedos” declarou Costantino Castro, Campeão Master, terceiro colocado no campeonato maranhense 1(um) ponto atrás de AlanCardex e Leandro Pereira, líderes na classificação geral com 76 pontos.

A disputa acirrada parcial a parcial pelos 135km do percurso entre os pilotos Thiago Barros e Emanuell Alves na categoria Junior decidida somente nos critérios de desempate consagrou Emanuell Alves no lugar mais alto do Pódium. Mesmo com a 2º colocação Thiago Barros comemorou a liderança na classificação geral da categoria Junior no Campeonato Maranhense de Motociclismo com 97 pontos.  “O Enduro da Rapadura como sempre superou as expectativas, com todos os tipos de terreno para os pilotos, muito exigente na navegação e tudo apimentado por um terreno liso deixado pela chuva do dia anterior. O Campeonato esta só no inicio, mas pelo nível das provas e dos pilotos esse ano promete ser muito disputado.” Relata Thiago Barros.

Torres Junior 1º lugar na Categoria Novato



De olho no Enduro Leste a ser realizado nos dias 02 e 03 de junho em Caxias, Torres Junior, campeão da categoria Novato, ressalta o clima de descontração entre os atletas, já fazendo as contas para definição do campeonato. ”A categoria Novatos está muito disputada e acirrada, mas graças a Deus ainda prevalece a amizade e o companheirismo, essa é a vantagem em correr entre amigos. Cada um estimulando e dando força ao outro. A próxima etapa que será realizada em Caxias será crucial para começar a definir o rumo do campeonato, a concentração e foco será minha meta para essa próxima etapa” explica.
Confira os Campeões do Enduro da Rapadura

Master
1º Constantino Castro Caxias
2º Glauco Feitosa São Luis
3º Alancardex Caxias
Junior
1º Emanuell Alves Teresina
2º Thiago Barros São Luis
3º Daniel Dino São Luis
Novato
1º Jose Torres Jr São Luis
2º Vieira Junior São Luis
3º Edmar Rocha Fofão São Luis
Estreante
1º Ariel Souza São Luis
2º Jarbas Pinheiro Borges São Luis
3º Carlos Mello São Luis
Quadriciclo
1º Antonio Ataide São Luis
2º Artur Teixeira Junior São Luis
3º Bento Jatoba São Luis
Rally dos Sertões

Nesta sexta-feira, 27, serão apresentados os pilotos que representarão o Maranhão no maior rally da America latina e o terceiro do mundo.  O presidente da Federação Maranhense de Motociclismo, Paolo Mussalém, destaca a participação de uma equipe maranhense em uma das mais difíceis provas da categoria. “Iremos com uma equipe de dez pilotos. Além de enfrentarmos o alto nível dos competidores, os melhores do país, esta promete ser a edição mais difícil da história do rally por conta da areia. Serão 5000km.” Explica.
Paolo Mussalém ressalta ainda a importância de um evento que será visto pelo mundo todo tendo como vitrine as paisagens maranhenses. “Serão 10 dias de corrida e uma mega estrutura. Esse ano passando por em São Luis em comemoração aos 400 anos da cidade, temos a oportunidade de apresentar a cidade e o motociclismo maranhense para o mundo. Ficamos muito felizes com o evento e o apoio da Secretária Municipal de Turismo.


20- 04-2012 Enduro da Rapadura em Vargem Grande

Válido pela 3º e 4º etapas do Campeonato Maranhense a prova serve de preparação para o Rally dos Sertões.

Realizado nos dias 21 e 22 de abril o município do Norte Maranhense será palco das performances de mais de 60 pilotos em busca do titulo de campeão maranhense de motociclismo.

Disputada por regularidade a prova está divida em duas etapas totalizando 135km com um tempo de percurso estimado em 4h:36min.

Para Leandro Pereira Campeão da categoria máster na primeira etapa do campeonato realizado em Santa Inês os pilotos “Foi muito bom começar o campeonato com pé direito e já abrindo 12 pontos de vantagem para o segundo colocado. Venho me preparando desde o ano passado e graças a esse trabalho comecei o ano bem, espero poder me manter regular durante todo o campeonato. O Enduro da Rapadura promete ser bem técnico devido as características do terreno da região da cidade de Vargem Grande e o período chuvoso”

Inscrições e mais informações do Enduro da Rapadura com o diretor da prova Ronaldo Pinho no telefone: (98) 8126-9828.

Rally dos Sertões

Em comemoração aos 400 anos de São Luis o maior rally da America latina e o terceiro do mundo terá entre as cidades participantes a capital ludovicense.  O presidente da Federação Maranhense de Motociclismo, Paolo Mussalém, destaca a participação de uma equipe maranhense em uma das mais difíceis provas da categoria. “Iremos com uma equipe de dez pilotos. Além de enfrentarmos o alto nível dos competidores, os melhores do país, esta promete ser a edição mais difícil da história do rally por conta da areia. Serão 5000km.” Explica.

Paolo Mussalém ressalta ainda a importância de um evento que será visto pelo mundo todo tendo como vitrine as paisagens maranhenses. “Serão 10 dias de corrida e uma mega estrutura. Esse ano passando por em São Luis em comemoração aos 400 anos da cidade, temos a oportunidade de apresentar a cidade e o motociclismo maranhense para o mundo. Ficamos muito felizes com o evento e o apoio da Secretária Municipal de Turismo.”

Campeonato Maranhense

Além da etapa de Vargem Grande, o Estadual de Enduro contará com mais seis etapas, que serão realizadas em Caxias, Barreirinhas, Rosário e Morros, Itapecuru e em São Luís. A etapa da capital maranhense, o Enduro do Babaçu, marcará o encerramento da temporada com a premiação dos campeões.

Confira o calendário do Campeonato Maranhense de Enduro
2ª Etapa - Enduro da Rapadura (21 e 22 de abril em Vargem Grande)
3ª Etapa - Enduro Leste (2 e 3 de junho em Caxias)
4ª Etapa - Enduro da Alvorada (7 e 8 de julho em Barreirinhas)
5ª Etapa - Enduro Lobo Motos (22 e 23 de setembro em Rosário/Morros)
6ª Etapa - Enduro do Tijolo (20 e 21 de outubro em Itapecuru)
7ª Etapa - Enduro do Babaçu e Festa de Premiação 2012 (24 e 25 de novembro em São Luís)


28- 03-2012 Adrenalina, velocidade e o barulho dos motores esquentaram o Enduro de Santa Inês

Em um percurso de 140 km pilotos do Maranhão, Pará e Piauí levantaram muita poeira e aventura nas trilhas off-road do interior maranhense. O enduro de regularidade promovido pela Federação Maranhense de Motociclismo iniciou as disputas do Campeonato Maranhense.

Os destaques da competição ficaram por conta das categorias Novatos e Estreantes, onde o equilíbrio e as disputas de terreno a terreno entre Rodrigo Nogueira e José Mendes Junior roubaram a cena dos pilotos mais experientes. No final Rodrigo Nogueira sagrou-se campeão da categoria Novatos. “Prova muito dura mais com um gosto especial pra poder começar o campeonato com força total. O preparo físico foi um quesito imprescindível. Comecei a me preparar desde o ano passado, e é fundamental o corpo e mente estarem em sintonia com equipamento (Moto, Segurança, Navegação) e posso afirmar que influi muito na hora de vencer a areia, pedra e a lama”. Explica o piloto.

Já para Ariel Souza‏, Campeão da categoria Estreante o condicionamento físico e mental foram fundamentais para largar na frente e somar os primeiros pontos no campeonato. “Prova sensacional, bastante técnica. Com um percurso escolhido nos mínimos detalhes, exigiu bastante dos pilotos. Estava bem preparado consegui manter o foco em navegar com atenção e enfrentar o terreno. Agora é identificar os erros de pilotagem, corrigi-los e obter melhores resultados durante a temporada”. 

Calendário 2012

Os atletas das trilhas se preparam para a próxima etapa Campeonato Estadual de Enduro nos dias 21 e 22 de abrilque terá Vargem Grande como cenário do “Enduro da Rapadura. O campeonato além da Etapa de Santa Inês, e Vargem Grande terá outras seis etapas, que irão ocorrer nas cidades de Caxias, Barreirinhas, Rosário e Morros, Itapecuru e em São Luís. A capital maranhense receberá o Enduro do Babaçu, última etapa da temporada.

Etapas
2ª Etapa - Enduro da Rapadura (21 e 22 de abril em Vargem Grande)
3ª Etapa - Enduro Leste (2 e 3 de junho em Caxias)
4ª Etapa - Enduro da Alvorada (7 e 8 de julho em Barreirinhas)
5ª Etapa - Enduro Lobo Motos (22 e 23 de setembro em Rosário/Morros)
6ª Etapa - Enduro do Tijolo (20 e 21 de outubro em Itapecuru)
7ª Etapa - Enduro do Babaçu e Festa de Premiação 2012 (24 e 25 de novembro em São Luís)
 

10-03-2012 Equipe Maranhense é destaque no CERAPIÓ


Com bons resultados no maior rally off road de regularidade da America Latina pilotos se preparam para o Enduro de Santa Inês nos dias 25 e 26 de março.
Os quatro dias de competição no Cerapió foram marcados pelas disputas acirradas e manobras radicais nas dunas, serras e lagoas cartões postais dos Estados do Piauí e Ceará. Divididos entre Motos e Quadriciclos os 22 pilotos da equipe maranhense comemoraram a regularidade no torneio e festejaram o titulo conquistado porAntonio Matos nos quadriciclos na categoria Graduados.
Superando as dificuldades dos terrenos Antonio Matos manteve a regularidade e sagrou-se campeão “A prova em si foi muito técnica, mais graças a Deus conseguir superar todos os obstáculos e cheguei ao meu objetivo” explica.
Para Paolo Mussalém, presidente da Federação Maranhense de Motociclismo – FMMA – o Cerapió 2012 demonstrou a qualidade dos pilotos do Maranhão em um torneio que reuniu mais de 160 participantes. “Não poderia ter sido melhor. Além de toda estrutura de uma prova de nível nacional esse ano contamos com tudo que um piloto de regularidade gosta: muita navegação, laço, médias boas, subidas e descidas, areias, serras....uma prova perfeita, nos divertimos muito e a equipe está de parabéns” disse Paolo Mussalém piloto com 12 participações no Cerapió. “Acredito que nossos pilotos tiveram um bom resultado lá fora graças a um trabalho que fazemos aqui no estado. Hoje temos uns dos melhores campeonatos do pais, temos participação de pilotos do PI/MA/PA, provas com bom nível técnico e isso tudo aliado ao empenho dos pilotos fez com que tivéssemos resultados expressivos nas categorias que participamos.” Finaliza.
Federação Maranhense de Motocicilismo divulga o calendário de competições em 2012
O Campeonato Maranhense de  Motociclismo de 2012 será aberto oficialmente dia 24 de março com um percurso de 130 km de muita trilha e lama no Enduro de Santa Inês.
Passando pelos municípios de Vargem Grande, Caxias, Barreirinhas, Morros e Itapecuru o campeonato que define o campeão maranhense se encerra dia 25 de novembro em São Luis.
1ª Etapa
Enduro de Santa Inês
24 e 25 de março
Santa Inês
2ª Etapa
Enduro da Rapadura
21 e 22 de abril
Vargem Grande
3ª Etapa
Enduro Leste
02 e 03 de junho
Caxias
4ª Etapa
Enduro da Alvorada
7 e 8 de Julho
Barreirinhas-
5ª Etapa
Enduro Lobo Motos
22 e 23 de setembro
Rosário/Morros
6ª Etapa
Enduro do Tijolo
20 e 21 de outubro
Itapecuru
7ª Etapa
Enduro do Babaçu e Festa de Premiação 2012
24 e 25 de novembro
São Luis
Confira a colocação da equipe maranhense no Cerapió 2012
Quadriciclos

Graduados
1. Antonio Matos de Pinho Junior
9 Luiz Tarquinio
Novatos
5. Renato Arruda Aguiar
9. Bento Jatobá
Master
4. Leandro pereira
12 Glauco Feitosa
Senior
16. Miguel Mussalém
Executivo
2. Paolo Mussalém
6. Ronaldo Pinho
Over 40
2. Ricardo Medeiros Costa Junior
9.Silvio Moreira
8. Sergio mota
Categoria junior
9. Daniel Dino
Novato
4. Marcio Ribeiro de Jesus Sousa
5. Rodrigo Nogueira Castro
8 Alan Gomes
18. Edmar Rocha
22. Emerson Horta
26. Armando Serejo
29. Mario Marcio
Categoria Rally
9. Luciano Novoa

 

20-10-2011 Aged reúne chefes de unidades regionais para 2º etapa da Campanha contra Febre Aftosa

Com inicio dia 14 de novembro e término 14 de dezembro, a 2º etapa campanha irá abranger novamente todos os 217 municípios com o objetivo de elevar a classificação do estado para “Zona Livre” da febre aftosa.


A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) reuniu, na quarta-feira (20), seus chefes regionais, na Superintendência Federal da Agricultura no Maranhão (SFA-MA), para discutir planejamentos e metas para superar os resultados obtidos na primeira etapa da campanha contra febre aftosa no estado.
No encontro, o diretor-geral da Aged, Fernando Lima, destacou o trabalho realizado pela Agência, que recebeu a melhor nota de avaliação na auditoria que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca (Mapa) realizou em sete estados da Região Nordeste e o leste do Pará, no que se refere à qualidade dos serviços veterinários, principalmente, no combate à febre aftosa. "Estamos com uma grande expectativa, pois na primeira etapa, realizada de maio a junho deste ano, tivemos o maior índice de cobertura vacinal dos últimos 10 anos com 96,56%. Nosso desafio é repetir ou superar este índice", destacou Fernando Lima.
Para isso, o diretor da Aged ressaltou a importância da organização administrativa e trabalho em conjunto entre as 18 unidades regionais e 79 unidades veterinárias locais (UVLs). "É importante trabalharmos padronizados, visando sempre a excelência na gestão pública para garantirmos o desenvolvimento agropecuário no Maranhão", disse.
Ações de conscientização educacional serão realizadas nos municípios visando sensibilizar criadores, proprietários rurais, sindicatos, associações e escolas sobre a importância da saúde dos animais e a participação de todos os cidadãos nas ações de defesa sanitária.
Conseguindo a classificação para zona livre da febre aftosa, o estado abrirá novos mercados consumidores para a pecuária maranhense. Atualmente, o Maranhão só pode comercializar a carne para os estados que possuem a mesma classificação sanitária.

13-10-2011 Aprovado na Assembleia Legislativa o Plano de Cargos e Carreiras dos Técnicos de Fiscalização Agropecuária da Aged

Realizada, na manhã desta quinta-feira (13), na Assembléia Legislativa a votação da emenda ao Projeto de Lei nº. 244/2011 que cria o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) para profissionais que realizam atividades agropecuárias no Estado do Maranhão.

O texto que havia sido aprovado pelo Comitê de Política Salarial do Governo do Estado foi aprovado por unanimidade pelos deputados estaduais. Tal medida beneficia 318 servidores da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Maranhão (Aged-MA), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima).
Para o diretor geral da Aged, Fernando Lima, a aprovação é um reconhecimento profissional aos trabalhadores que, dentre muitas atividades, contribuem diretamente para que o estado esteja livre da febre aftosa. “O Maranhão é o primeiro estado do Norte e Nordeste a aprovar um PPCR para fiscais agropecuários. Será um dos maiores salários pagos à categoria no país, e esta valorização vem premiar ainda mais os trabalhos desenvolvidos com qualidade e reconhecimento nacional", afirmou.
Além dos trabalhos de fiscalização e inspeção, os fiscais de defesa agropecuária são responsáveis pela defesa sanitária animal e vegetal, assegurando a oferta de produtos de qualidade, contribuindo para a preservação da saúde pública e do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida da população maranhense.
O secretário da Sagrima, Cláudio Azevedo, disse que a aprovação do PCCR pelo Comitê de Política Salarial do Governo do Estado, aprovado pela Assembléia Legislativa, é mais uma prova de que a governadora Roseana Sarney está comprometida com o desenvolvimento do setor produtivo maranhense. “Essa medida atende a mais um dos critérios estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para que o Maranhão seja reconhecido como zona livre de febre aftosa”, avaliou Cláudio Azevedo.

 

06-10-2011Sagrima, AGED e Famem promovem treinamento sobre implantação de Serviços de Inspeção Municipal



Representantes de 25 municípios maranhenses estão sendo capacitados sobre procedimentos administrativos, leis e ações para a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). O treinamento, que está acontecendo, nestas quinta (6) e sexta-feiras (7), na sede da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), é realizado pela Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima). 

Ao presidir a abertura do treinamento, o secretário da Sagrima, Cláudio Azevedo, agradeceu a presença dos representantes municipais ressaltando a importância e eficiência dos serviços oferecidos em cada região. "Estamos ampliando a questão da defesa em todo o Maranhão, buscando cada vez mais a qualidade dos produtos de origem animal. Os municípios são a base de tudo e esta capacitação é importante para a melhoria e a padronização da qualidade dos alimentos à nossa população" enfatizou. 

Ministrada pela coordenadora de Inspeção Animal da Aged, Maria de Lourdes Borges, a palestra inaugural "Panorâmica do Serviço de Inspeção Oficial no Brasil e no Maranhão" abordou a missão do órgão, aspectos legais do serviço de inspeção, além de normas sobre registro e fiscalização de estabelecimentos onde se encontram produtos de origem animal.

  "Passamos o dia a dia no trabalho de inspeção, tanto na operacionalização quanto nos procedimentos legais. Abordamos desde a instalação de estabelecimentos legalizados à execução na prática. O curso funciona como uma parceria que será refletida com o bem estar do maranhense" explicou Maria de Lourdes.

Participam do encontro secretários de Agricultura, Meio Ambiente, médicos veterinários e engenheirosagrônomos de 25 municípios do Maranhão, onde serão instalados o SIM.

Todos os estabelecimentos que processam produtos de origem animal devem ser registrados no serviço de inspeção oficial, que pode ser federal (SIF), estadual (SIE) ou municipal (SIM). Apenas o governo federal é responsável pela emissão do SIF para produtos de origem vegetal.

Publicado em: Portal Imirante   Portal O Imparcial Online  Jornal Pequeno, Jornal A Tarde, Jornal Atos e Fatos

03-10-2011 AGED faz balanço positivo do Vazio Sanitário contra a Ferrugem Asiática



A Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (SAGRIMA), fez balanço inicial do Vazio Sanitário, que compreende ações de fiscalização e inspeção de plantios em combate a Ferrugem Asiática nas regiões produtoras de soja no Maranhão.



Na região de Balsas, maior produtora de soja do Estado, a fiscalização teve inicio em agosto. Lá os fiscais de defesa vegetal da AGED já percorreram 41 fazendas em um total de 100 mil hectares e 25 pivôs centrais (Sistema de irrigação) em uma área de 2.042 hectares, inspecionando diversas culturas como a soja, melancia, milho e feijão. Esta primeira etapa do Vazio Sanitário se encerra na primeira quinzena de outubro.



Os fiscais de defesa vegetal da AGED fazem vistorias e levam informações sobre a portaria nº 638 do órgão, que instituiu o período do vazio sanitário e visa à proteção da agricultura praticada em território maranhense.



Durante as atividades uma fazenda foi notificada no município de Balsas, e uma fazenda autuada no município de Riachão, sendo a mesma obrigada a destruir em área de 120 hectares de soja.



Para o fiscal de defesa vegetal e chefe da AGED de Balsas, Diego Amaral, a primeira etapa do vazio foi positiva, pois mostrou a eficiência das fiscalizações com trabalhos de conscientização nas fazendas “Os produtores de soja apoiam o vazio sanitário, e sempre denunciam aqueles que descumprem a legislação. A grande maioria tem consciência do quanto o vazio trouxe de benefícios para a região, e se não ocorrer essa vigilância constante por parte dos fiscais da AGED e produtores conscientes a doença volta a se instalar trazendo prejuízos incalculáveis”, explica.



Períodos - O primeiro período do Vazio Sanitário acontece de 15 de agosto a 15 de outubro e compreende as microrregiões do Alto Mearim, Grajaú, Balsas, Imperatriz e Porto Franco. Já o segundo período, que vai de 15 de setembro a 15 de novembro, abrange a Baixada Maranhense, Caxias, Chapadinha, Codó, Coelho Neto, Gurupi, Itapecuru Mirim, Pindaré, Presidente Dutra e Rosário, além de Paço do Lumiar, Raposa, São José de Ribamar e São Luis.



Ferrugem - A Ferrugem da Soja, popularmente conhecida como Ferrugem Asiática, é uma doença causada por fungos que prejudicam a fotossíntese da planta. Os sintomas se manifestam nas folhas através de pequenos pontos marrons, dando a aparência de ferrugem. Em estágios mais avançados a plantação perde a folhagem, evitando a completa formação dos grãos e, consequentemente, causa prejuízos à produção.

Texto: Josimar Melo

Publicado em:

Site da AGED Blog do Udes Cruz  Portal do Governo do Estado Maranhão Portal O Imparcial Online Jornal O Estado do Maranhão e Jornal O Imparcial




26-09-2011 - AGED apreende quase mil doses de vacinas vencidas em Balsas


O estabelecimento já havia sido autuado em 2010 por não realizar o controle de estoque.



Fiscais de defesa animal da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) realizaram nos últimos dias, a apreensão de 960 doses de vacinas contra febre aftosa que se encontravam fora do prazo de validade, em estoque de revenda no município de Balsas, Região Sul do estado.



As fiscalizações fazem parte das recomendações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento quanto às medidas de vigilância agropecuária junto às revendas veterinárias em todo Estado e no restante do país.



Durante a ação, foi lavrado o auto de apreensão e o materiais foram recolhidos do estoque, com o objetivo de evitar a comercialização indevida.




Segundo o fiscal de defesa animal e médico veterinário da AGED, Karlos Yuri Pedrosa, a estocagem irregular traz conseqüências negativas tanto para os animais quanto para os produtores rurais. “É de suma importância o monitoramento constante da estocagem e temperatura das vacinas, sempre atentando para seus prazos de validade, de forma a oferecer produtos de qualidade ao produtor rural. O poder de imunogenicidade da vacina fica comprometido, o que tira a capacidade do produto de promover a proteção do animal. Além disso, as vacinas vencidas podem causar reações alérgicas aos animais”, explica o médico veterinário.



Campanha contra a Febre Aftosa

Durante a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, que está agendada para acontecer de 15 de novembro a 15 de dezembro, a AGED realizará fiscalizações diárias nas revendas, com o objetivo de monitorar a temperatura e conservação dos estoques de vacinas em todos os 217 municípios maranhenses. Os proprietários devem atualizar e recadastrar as revendas anualmente junto aos escritórios da AGED-MA de cada município.


Publicado em:


Site da Aged  Portal Imirante  Portal do Maranhão  Site da Secretaria Estadual de Agricultura  Portal Diário do Poder  Portal Brasil Local Portal Jornal Pequeno Online   


Jornal Pequeno








AGED capacita supervisores regionais
14 - 09- 2011:

Nos dias 15 e 16 de setembro a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (SAGRIMA) promove em São Luis a Oficina Teórico Prática de Atualização de Banco de Dados.

O encontro conta com a presença de 18 supervisores regionais de todo o Maranhão e tem por objetivo capacitar os técnicos na atualização do banco de dados de proprietários e produtores rurais, padronização do sistema de informação além de sugestões administrativas e organizacionais nas unidades regionais da AGED no Estado.

Ministrada pela chefe do setor de Epidemiologia e Estatística da AGED, Cristina Dutra, a oficina realiza dinâmicas e exercícios direcionados a situações do dia a dia em cada município “O conhecimento adquirido no encontro ajuda os técnicos a realizarem diagnósticos que contribuem diretamente nos programas estaduais, como por exemplo o combate a febre aftosa” explica.

Febre Aftosa
Durante a primeira etapa da campanha contra febre aftosa realizada em maio deste ano um total de 96,59% dos 7,2 milhões de gados bovinos e bubalinos foram vacinados no estado, alcançando assim a melhor cobertura vacinal registrada nos últimos 10 anos de campanhas oficiais.

A segunda etapa da campanha de vacinação acontece de 15 de novembro a 15 de dezembro, quando a AGED mobilizará equipes formadas por médicos veterinários, fiscais de defesa animal, assistentes de defesa agropecuária, técnicos agrícolas e auxiliares de campo em todos os 217 municípios maranhenses, com a expectativa de elevar a classificação sanitária do Maranhão para zona livre da doença ainda no primeiro semestre de 2012.

Publicado em: http://www.portaldomaranhao.com/Noticias/9696/Aged-capacita-supervisores-para-atualizacao-de-Banco-de-Dados-de-propriedades-rurais-


http://oquartopoder.com/2011/09/15/aged-capacita-supervisores-para-atualizacao-de-banco-de-dados-de-propriedades-rurais/


http://www.aged.ma.gov.br/index.php/noticias/7-noticia-destaque/416-aged-capacita-supervisores-regionais


http://www.sagrima.ma.gov.br/index.php/noticias/7-noticiadestaque-/314-aged-capacita-supervisores-para-atualizacao-de-banco-de-dados-de-propriedades-rurais-


Jornal A Tarde, Jornal O Debate, Jornal Extra, Jornal O Estado do Maranhão

06.09.2011 - Aged intensifica Vazio Sanitário contra a Ferrugem Asiática


A Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), estabeleceu a segunda etapa do Vazio Sanitário com trabalhos de inspeção e fiscalização de plantios nas regiões produtoras de soja no Maranhão.

Realizado em dois períodos do ano, o Vazio Sanitário tem por objetivo impedir a proliferação da ferrugem asiática em plantações de soja, quebrando o ciclo de vida da doença. Para isso, é proibido o plantio em um espaço de dois meses durante a entressafra do grão.

Dividindo o Maranhão em duas microrregiões, os fiscais de defesa vegetal da Aged fazem vistorias e levam informações sobre a portaria nº 638 do órgão, que instituiu o período e visa à proteção da agricultura praticada em território maranhense.

Para o fiscal de defesa vegetal da Aged, Hamilton Cruz, os produtores perceberam a importância do Vazio Sanitário com o trabalho de conscientização informativa realizado pela agência. "O trabalho de orientação durante o Vazio Sanitário ganhou a parceria dos produtores. Eles perceberam, ao longo dos anos, que essas ações preventivas contribuem para o sucesso e produtividade das lavouras", acredita.

Caso seja encontrado o fungo da ferrugem asiática, o produtor é autuado e orientado a destruir a plantação de duas formas: mecanicamente ou aplicando herbicida - produto químico para erradicar a doença do solo e impedir que ela se prolifere para regiões vizinhas. 

Períodos - O primeiro período do Vazio Sanitário acontece de 15 de agosto a 15 de outubro e compreende as microrregiões do Alto Mearim, Grajaú, Balsas, Imperatriz e Porto Franco. Já o segundo período, que vai de 15 de setembro a 15 de novembro, abrange a Baixada Maranhense, Caxias, Chapadinha, Codó, Coelho Neto, Gurupi, Itapecuru Mirim, Pindaré, Presidente Dutra e Rosário, além de Paço do Lumiar, Raposa, São José de Ribamar e São Luis.

Focos

Segundo o site do Consórcio Antiferrugem - uma parceria público-privada para combate a ferrugem asiática da soja, durante a safra 2006/2007, devido a alterações climáticas, foram encontrados 172 focos da doença interior do Maranhão.

Com a adoção do Vazio Sanitário, aliado a medidas preventivas dos produtores de soja e ações de inspeção realizadas pela Aged, houve uma redução considerável, sendo registrados 38 casos nas safras seguintes, de 2007 a 2010.

Ferrugem

A Ferrugem da Soja, popularmente conhecida como Ferrugem Asiática, é uma doença causada por fungos que prejudicam a fotossíntese da planta. Os sintomas se manifestam nas folhas através de pequenos pontos marrons, dando a aparência de ferrugem. Em estágios mais avançados a plantação perde a folhagem, evitando a completa formação dos grãos e, consequentemente, causa prejuízos à produção.


Publicado em:  http://www.revistadigital.ma.gov.br/agencia/noticia.php?Id=18815

http://www.aged.ma.gov.br/index.php/noticias/7-noticia-destaque/415-aged-intensifica-vazio-sanitario-contra-a-ferrugem-asiatica



31.08.2011 Aged e Policia Rodoviária Federal apreendem 1 tonelada de queijo irregular

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), em parceira com a Polícia Rodoviária Federal, realizou apreensão de mais de 1 tonelada de queijo, transportado de maneira irregular em ônibus que fazia linha de Açailândia, na Região Tocantina, para Teresina (PI).

Em uma fiscalização de rotina realizada na madrugada de sábado (27), agentes da PRF de Caxias apreenderam 1.010 kg de queijo que estava sendo transportado embalado em sacos plásticos e caixas de papelão, sem nenhuma refrigeração, em um ônibus de passeio. Fiscais da Aged fizeram a vistoria e constataram que além das baixas condições de higiene a carga não possuía nenhuma identificação fiscal, documentação sanitária e registro de data de validade.

Carga apreendida no Posto da PRF de Caxias.
O proprietário da carga foi multado em R$ 200,00 por transporte irregular e mais R$ 1,00 por kg do produto transportado. Durante aplicação das multas foi observado que o autuado era reincidente, tendo sido multado em 2010 pelo mesmo tipo de carga com problemas similares. 

O queijo apreendido foi transportado até o lixão municipal de Caxias e foi incinerado. A carga serviria para abastecer lanchonetes, padarias e pizzarias do município de Timon, na Região dos Cocais, e da cidade de Teresina.

Publicado em: 




31.08.2011 Diversão e Aprendizados Educacionais 

Cantigas de roda, dinâmicas de cones com a bola, boliche e pular corda movimentaram a aula de Oficinas de Jogos, Brinquedos e Brincadeiras da Faculdade Santa Fé.

A professora Benedita Santos realizou uma aula prática de desenvolvimento educacional com os alunos do 3º período de pedagogia fazendo um resgate de brincadeiras tradicionais. Em uma aula diferente os acadêmicos de pedagogia voltaram à infância sem deixar de lado o olhar de futuros educadores.
Nas brincadeiras os universitários tiveram a tarefa de enunciar na prática como cada atividade lúdica contribui para o desenvolvimento de crianças da educação infantil. “O objetivo hoje é melhorar a percepção dos alunos no dia a dia da sala de aula. Através dessa vivência exercitar a visão cientifica no brincar” destaca.

Segundo Philip Moraes a atividade proporcionou um olhar diferente que será de grande utilidade na prática profissional “É uma novidade no aprendizado, um exercício de vivência prática. Os ensinamentos de hoje nos tornaram observadores mais atentos. Nas brincadeiras podemos fazer uma análise do nível de aprendizado de cada um e a partir daí aplicar outras tarefas pedagógicas visando o desenvolvimento de cada criança” ressalta o estudante.

Link: http://www.santafe.edu.br/2011/8/30/diversao-e-aprendizados-educacionais-1086.htm

 

30.08.2011 Aged promove “Fazendo educação” na Expoema

Uma manhã de muito conhecimento e animação na 55ª Expoema. A Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged) promoveu o projeto Fazendo Educação, ensinando crianças e estudantes de diversas idades, de maneira descontraída, como proteger os animais e o meio ambiente.

Sob os olhares atentos dos pequenos estudantes das escolas Santa Maria e Centro de Ensino Wamberto Campos, a equipe formada por veterinários, agrônomos, pedagogos e teatrólogos realizaram atividades lúdicas, incluindo contação de historias e o teatro de fantoches, trazendo para o universo infantil os cuidados com a exposição e o descarte das embalagens de agrotóxicos, além de prevenção contra zoonoses. Todos foram convidando a se formarem protetores natureza.

Ao final das palestras, a distribuição de brindes e a apresentação do Boizinho Brilho de Mel abrilhantaram o dia. Segundo a coordenadora de educação sanitária da Aged, Fernanda Albuquerque, momentos como este servem de aprendizado não somente aos estudantes. “A criança tem a curiosidade de aprender e repassar aos seus pais. A importância do projeto será vista no futuro, onde formaremos adultos conscientes de seu papel na sociedade”, explicou.

O projeto Fazendo Educação, executado pela Aged, foi criado em 2003. Em 2011 já visitou os municípios de Imperatriz, Grajaú, Açailândia, Zé Doca e Turiaçu levando noções de educação sanitária a crianças do Ensino Fundamental e tratadores de animais.

Nesta quarta-feira (31), o projeto irá atender tratadores que participam da Expoema realizando palestras e orientações sobre febre aftosa, raiva e manipulação de leite. 



22.08.2011 - Semana da Paz. Abrace essa Ideia 

Um pequeno ato de bondade e amizade traduz tudo que precisamos. De 29 de agosto a 5 de setembro o Colégio Santa Fé realiza a VIII Semana da Paz. 

Com o tema “Abrace essa Ideia” a tradicional semana faz parte das comemorações do aniversário de Maria Montessori, criadora do método montessoriano de ensino, base educacional do Colégio Santa Fé. 

Um diferencial este ano é a campanha “Abrace esta Ideia” tradução da campanha mundial “Free Hugs” que aborda o abraço como símbolo de esperança e fraternidade para mudar o mundo.    

Abrace esta Ideia na Av. Litorânea 

O ponto alto das comemorações será realizado no dia 3 de setembro na orla da Avenida Litorânea com a VII Caminhada da Paz, onde alunos, pais, professores e todo o Grupo Santa Fé distribuirão abraços grátis nesta campanha em nome da paz.
Quem quiser participar desta mobilização pode adquirir uma camisa da campanha “Abrace essa Ideia” na coordenação do Colégio Santa Fé ou pelo telefone 2109-0505. 

XXI GINCANA SOLIDÁRIA 

O encerramento da semana da paz será marcada pela tradicional gincana solidária que este ano chega a sua 21º edição.

Realizado no Ginásio Miguel Mussalém, na manhã do dia 5 de setembro, o evento de caráter educativo e social tem como objetivo despertar nos jovens estudantes o espírito de respeito e solidariedade com o próximo.

Na gincana três (3) equipes cumprirão baterias com provas de habilidades e conhecimentos gerais.
A principal prova da VII Gincana Solidária consiste na arrecadação de alimentos, onde a equipe vencedora soma a maior pontuação ao final do evento. Os alimentos serão doados em uma visita especial pelos próprios a uma instituição de caridade.

O prazo para arrecadação dos alimentos entre os alunos é até o dia 05 de setembro sendo entregue na Coordenação do Colégio Santa Fé para a comissão organizadora até as 8hs da manhã.

Vídeo FREE HUGS campanha que inspirou a Semana da Paz 2011. Abrace essa Ideia realizada de 29 de agosto a 5 de setembro pelo Colégio Santa Fé

20.08.2011: Ritmo e musicalidade na final da capoeira  dos Jems

Ritmo e a musicalidade da capoeira marcaram as disputas dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), categoria infantil (de 12 a 14 anos). Ao som do berimbau, pandeiro e atabaque, o Ginásio da Apae, no Outeiro da Cruz, foi palco da competição que reuniu diversos capoeiristas do Estado. Jogos nas categorias individuais e duplas foram julgados tecnicamente em nível de defesa, ataque, volume de jogo e harmonia.

Destaque para os estudantes da escola Antonio Ribeiro da Silva, que conquistaram o primeiro lugar tanto no feminino como no masculino, e na soma dos pontos levantaram o troféu como melhor escola da competição. Segundo o técnico da equipe, Edilson Rodrigues, a lição passada aos atletas foi de primordial importância. “A base de tudo são os treinamentos. Foi um grande aprendizado, o esforço para chegar na competição ajudou a colher bons frutos”, explicou.

Para o presidente da Federação de Capoeira do Estado do Maranhão (Fecaema), Florisaldo dos Santos, o Mestre Baé, o evento foi um grande passo de valorização da capoeira no Maranhão. “Hoje não tivemos somente uma competição. Vimos aqui um exemplo de contribuição com a arte genuinamente brasileira. Temos que trabalhar juntos para fazê-la crescer, parabéns a todos”, agradeceu Florisvaldo dos Santos.

Classificação geral feminino


1. C.E.F.M. Antonio Ribeiro da Silva (São Luís)
2. U. E.  Ney Rodrigues de Vasconcelos (Timon)
3 U.I Buriticupu (Buriticupu)

Classificação geral masculino


1. C.E.F.M. Antonio Ribeiro da Silva (São Luís)
2. U. E  Ney Rodrigues de Vasconcelos (Timon)
3. Colégio Desembargador Moacyr Sipaúba da Rocha (Buriticupu)
   
Link: http://www.esporteelazer.ma.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=361:200811-ritmo-e-musicalidade-na-final-da-capoeira-dos-jems&catid=7:noticiadestaque-&Itemid=39


20.08.2011: Colégio O Bom Pastor domina ginastica rítmica nos Jems


No ginásio do Colégio Upaon-Açu, foram conhecidas as campeãs da ginástica rítmica dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), categoria infantil (de 12 a 14 anos).

Com disputas individuais e em conjunto a competição analisou as apresentações das atletas pelo grau de dificuldade, execução e desenvolvimento artístico. A harmonia e os movimentos coordenados consagraram as meninas do Colégio O Bom Pastor, que conquistaram o lugar mais alto do pódio em todas as categorias.

Segundo a técnica do O Bom Pastor, Rosi Vieira, o nível técnico da ginástica melhorou bastante no Estado e o titulo é consequência de muitos treinos. “O resultado só foi possível com muita dedicação e disciplina. O desempenho das atletas se deve muito ao trabalho conjunto entre a escola e os pais que sempre as apóiam”.

Resultados:
Campeão Geral: O Bom Pastor
Campeãs aparelho (bola)
1. Juliane Ramos (O Bom Pastor)
2. Larissa Silva (D. Pedro II)
3. Nalia Araujo (Instituto Farina)

Campeãs aparelho (fita)
1. Milieli Fonseca (O Bom Pastor)
2. Juliane Ramos (O Bom Pastor)
3. Larissa Silva (D. Pedro II)

Campeãs conjunto
1. O Bom Pastor
2. Instituto Farina

Link: http://www.esporteelazer.ma.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=362:200811-colegio-o-bom-pastor-domina-ginastica-ritmica-nos-jems-&catid=8:noticiaultima&Itemid=39 

 
16.08.2011 - Rádio Timbira celebra 70 anos com homenagens nesta terça-feira(16)

Emissora oficial do Governo do Maranhão, a Rádio Timbira completa 70 anos nesta terça-feira (16) com uma programação de homenagens e reverências, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana (Cohafuma), às 19h. A cerimônia encerra uma série de ações que marcaram as comemorações.

Para festejar a data, haverá a exposição “Rádio Timbira - 70 anos”, com registros radiofônicos que incluem painéis com momentos marcantes da história da emissora e equipamentos antigos. “A Rádio Timbira hoje se consolidou, tem ouvintes cativos em todo o Maranhão e uma programação que mescla jornalismo, esporte, cultura, música e prestação de serviço. E estamos trabalhando para melhorar sempre. Por isso, reunimos um acervo que ajuda a contar a história do rádio e mostra a evolução desse meio”, declarou Juraci Vieira Filho, gestor de Rádio Timbira.

Na cerimônia, será entregue o Troféu Timbira. Serão agraciados, a governadora Roseana Sarney, que reativou a emissora assim que reassumiu o Governo do Estado, em 2009; o secretário de Comunicação Social, Sérgio Macedo; os adjuntos Carla Georgina e Ormuz Rivaldo; e os comunicadores Ruy Dourado e Geraldo Castro. Também receberão o troféu o senador João Alberto (PMDB), que dirigiu a rádio em 1966; e o desembargador Milson Coutinho, que atuou como repórter da emissora na década de 1960.

Esporte e cultura


E a programação de comemoração de aniversário da Rádio Timbira teve um momento marcante nesta segunda-feira (15). Visando promover o esporte por meio da valorização cultural, estudantes/atletas que participam da Etapa Estadual dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) tiveram uma tarde descontraída no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana visitando a exposição “Rádio Timbira - 70 anos”.

Mais de 30 atletas das delegações de Tuntum, Coelho Neto, Imperatriz, Porto Rico, Bacabal, Chapadinha e Governador Nunes Freire foram recepcionados pelo gestor Juracy Vieira da Silva Filho, que proporcionou aos jovens atletas uma verdadeira aula de história da comunicação maranhense. Na ocasião, Juraci Filho ressaltou a importância da visita e do resgate a valorização radiofônica do Maranhão.

“É muito importante esta nova geração conhecer a história da primeira emissora do rádio maranhense, que chega a mais de 80 municípios. É uma oportunidade deles vivenciarem na prática o que seus pais acompanham neste 70 anos”, enfatizou.

Segundo o secretário-adjunto de Projetos Especiais da Sedel, Winglitton Barros, o China, a visita vem complementar o verdadeiro sentido do esporte. “Esta é uma das funções educativas dos jogos. Queremos enriquecer a formação cultural dos atletas contribuindo para desenvolvimento de cidadãos de caráter”, declarou.

Encantada com o acervo de fotos e áudios de 1941, a estudante/atleta Claudinete Correa, de 14 anos, tirou várias fotos dos primeiro rádios que chegaram ao estado para mostrar aos seus amigos de Governador Nunes Freire. “Gostei muito dos rádios de antigamente, são bem diferentes. É bom para gente que não conhecia a história do rádio”, afirmou.  
Link: http://www.esporteelazer.ma.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=340:16082011-radio-timbira-celebra-70-anos-com-homenagens-nesta-terca-feira-16&catid=8:noticiaultima&Itemid=39


16.08.2011 - Campeãs Brasileiras serão homenageadas em São Luis nesta terça-feira 

A Seleção Maranhense de feminina de basquete, campeã do Campeonato Brasileiro Sub-15 da 2ª Divisão, receberá homenagens nesta terça-feira (16) na sede da Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel), incluindo, ainda, um desfile em carro aberto do Corpo de Bombeiros por alguns pontos da cidade. A concentração tem inicio às 16h na Sedel, localizada no bairro do Outeiro da Cruz.

De acordo com a programação, as campeãs brasileiras irão percorrer a Avenida dos Franceses, Praça Deodoro, Ponte do São Francisco, passando pelos bairros do Renascença, Maranhão Novo a finalizado a carreata na sede da Sedel.

Além da conquista do Campeonato Brasileiro Sub-15 da 2° Divisã,o as meninas do Maranhão, comandadas pelo técnico Betinho, garantiram o acesso a 1ª Divisão do basquete nacional, credenciando o Estado a jogar contra as principais seleções nacionais.

Link: http://www.esporteelazer.ma.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=338:16082011-campeas-brasileiras-serao-homenageadas-em-sao-luis-nesta-terca-feira&catid=8:noticiaultima&Itemid=39 

14.08.2011: Goleadas e disputas de pênaltis decidem os semifinalistas dos Jems 

Realizadas neste domingo (14) no campo da Policia Militar no Calhau os jogos eliminatórios das quartas de final do futebol masculino da etapa Estadual dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs).

No jogo de abertura a equipe de melhor campanha da competição, Maria José Aragão, primeira do grupo A, empatou em 1 a 1 com o Dr Tema (Tuntum) terceiro lugar do grupo c.  Já na disputas de penalidades, os representantes de Tuntum levaram a melhor vencendo pelo placar final de 4 a 3.

Já o Colégio Exitus não teve dificuldades e goleou o C.E Vinicius de Moraes por 3 a 0. O destaque da rodada ficou por conta dos atletas da escola José Sarney (Coelho Neto) que com os pés certeiros aplicaram um sonoro 4 a 0 na equipe de Santa Teresa Dávila (Imperatriz).

Fechando as quartas de final Paulo Freire (Imperatriz) levou a melhor sobre Luis Carlos Pereira (Viana). Depois de 1 a 1 no tempo normal equipe de Imperatriz sacramentou a vitória nas penalidades vencendo Luis Carlos Pereira por 4 a 3.

As seminfinais serão realizadas no Estádio Nhozinhos Santos neste segunda à partir das 8:30 entre as escolas Dr Tema e Paulo Freire e logo em seguida se enfrentam Exitus e José Sarney . O grande campeão do futebol masculino da etapa Estadual dos Jogos Escolares Maranhenses será conhecido na terça - feira também no estádio Nhozinho Santos.

Confira como ficaram os confrontos validos pelas semifinais do futebol masculino do Jems
Dr Tema x Paulo Freire
Exitus x José Sarney

Link: http://www.esporteelazer.ma.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=332:14082011-goleadas-e-disputas-de-penaltis-decidem-os-semifinalistas-dos-jems&catid=8:noticiaultima&Itemid=39 


01-08-2011 Verão Litorânea incentiva a prática esportiva em família 



Promovido pela Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel) o “Verão Litorânea”, transformou a orla de São Luis em cartão-postal do esporte maranhense. E o projeto, realizado na Avenida Litorânea durante todos os fins de semana de julho, além de incentivar a prática saudável de exercícios físicos, estimula e motiva toda uma família em prol do esporte.

Francisca Lima aproveitou o “Verão Litorânea” para levar os três filhos, que são jovens caratecas. De acordo com a mãe, o caratê uniu a família e, esse é um das razões que a motivaram a incentivar a prática do esporte aos filhos: Marcos Vinícius, 7 anos, Marília Cristina, 10 anos, e Mateus Lima, de 15 anos.

“Sempre os coloquei para fazer esporte. Incentivo a prática de atividades físicas porque faz bem à saúde e reúne a família toda. O ‘Verão Litorânea’ está sendo uma experiência diferente para eles, pois estão treinando ao ar livre. Eles ficaram muito empolgados por ser na praia”, comentou a orgulhosa mãe.

“É sensacional, estamos vendo aqui o esporte ser praticado por atletas profissionais, amadores e o mais importante trazendo famílias inteiras para se divertirem juntas. É uma prova que o projeto Verão Litorânea está dando certo. Precisamos cada vez mais dessas ações em nossa cidade”, destacou o secretário-adjunto de Projetos Especiais da Sedel, Winglliton Barros, o China. 

Esporte Radical

Adrenalina e aventura atraíram muitos adeptos no último fim de semana. O rapel e a tirolesa despertaram atenção dos participantes do “Verão Litorânea”.
Orientados por profissionais do Corpo de Bombeiros Militar, as pessoas puderam conhecer um pouco mais sobre os equipamentos, normas de segurança e o trabalho daqueles que utilizam uma pratica esportiva para salvar vidas.

“Nós temos treinos diários para desenvolvermos as técnicas de salvamento. Em média, vinte pessoas participam das demonstrações, sempre com muita segurança. Este projeto é valido, pois ajuda a passarmos um pouco do nosso dia a dia à população”, explica o tenente-coronel Ferreira Costa.
 
Link: http://www.esporteelazer.ma.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=305:01082011-verao-litoranea-incentiva-a-pratica-esportiva-em-familia-&catid=8:noticiaultima&Itemid=39


20 - 07 - 2011: Tai Chi Chuan é a novidade do fim de semana do Verão Litorânea 

Combater o estresse do dia a dia por meio de movimentos suaves e de fácil aprendizado. Este é o objetivo do Tai Chi Chuan, arte milenar criada na China e que busca o equilíbrio da mente e do corpo, é uma das novidades do projeto Verão Litorânea neste fim de semana. O projeto, promovido pela Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel), ocorre durante todos os sábados e domingos na orla da Avenida Litorânea, em São Luís.

As aulas de Tai Chi Chuan serão realizadas, a partir das 10h, tanto no sábado (22) quanto no domingo (23), na Segunda Estação do projeto, instalada no Ipem. Para participar, os interessados podem se inscrever no local.

“Nosso objetivo é tornar a prática de atividades esportivas e físicas uma rotina para as pessoas. Tanto que, a cada novo fim de semana, estamos disponibilizando novas atividades para contemplar diversos grupos sociais. E, com a inclusão do Tai Chi Chuan no Verão Litorânea, queremos proporcionar aquelas pessoas que querem aproveitar a praia para relaxar”, explicou o secretário-adjunto de Projetos Especiais da Sedel, Wingliton Rocha, o China.

O Verão Litorânea reúne ainda competições em diversas modalidades, incluindo basquete, handebol, vôlei, dama, xadrez, futebol de areia, futevolei, atletismo, jiu-jítsu, dominó e beach tênis entre outras. 

Avaliações físicas

Na Praça de Alimentação da Avenida Litorânea, professores de Educação Física e Fisioterapeutas realizam as avaliações físicas funcionais, onde são medidos o Índice de Massa Corporal, são dadas dicas de alimentação e orientações de práticas esportivas de acordo com cada participante visando sempre a melhoria da qualidade de vida.

“Antes de praticar qualquer atividade física é importante receber orientações de especialistas no assunto. Desejamos que as pessoas pratiquem esporte, se exercitem da forma correta”, explicou China.

Verão Litorânea

O projeto Verão Litorânea reúne competições de diversas modalidades esportivas em seis estações instaladas na orla da Avenida Litorânea, em São Luís. É promovido pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) e ocorre durante o mês de julho, sempre aos sábados e domingos.

Com o slogan “O melhor verão da sua vida”, o projeto ocupa espaço ao longo da orla (mar, areia, calçadão e pista), em horários que dependerão da tábua de marés. Terá competições nas modalidades de basquete, handebol, vôlei, dama, xadrez, futebol de areia, futevôlei, atletismo, beach tênis, jiu-jítsu e dominó. Para participar das disputas, os interessados podem se inscrever em uma das estações espalhada pela Avenida Litorânea.

O “Verão Litorânea: a Estação dos Esportes” inclui ainda exibições de kitesurfe, surfe, bicicross, stand up, karatê, capoeira, judô, fisiculturismo, muay thai, kung fu, rapel na praia, paraquedismo, montain bike, kickboxing e voo livre.




19-07-2011 - Diversão e Criatividade Educacional



Resgate de valores e troca de experiências marcaram a aula inicial do Curso de Extensão em Oficinas Pedagógicas promovido pelo Grupo Santa Fé.

Aliar teoria a pratica compreendendo o processo educativo através de jogos e brincadeiras. A Pedagoga e Especialista em Psicopedagogia, Benedita Azevedo, ministrou sua aula ressaltando os benefícios das oficinas pedagógicas na aprendizagem dos alunos e as contribuições para os futuros educadores “Atualmente as escolas ensinam muito conteúdo, o profissional deve ser criativo em suas aulas. O importante na oficina é o processo de construção do conhecimento aplicado tanto para o aluno quanto ao professor” explica.

Durante o encontro brincadeiras tradicionais como: Pular Corda, Amarelinha e Peão foram citados como ferramentas na aprendizagem significativa, pois ensinam concentração, integração e socialização entre as crianças.

Como primeira tarefa os alunos produziram a “Caixa da Aprendizagem” onde todos os materiais pedagógicos produzidos durante o curso serão guardados. Com um total de vinte produtos confeccionados para facilitar a pratica multidisciplinar em sala de aula, o curso ensina ainda técnicas de reciclagem e pintura em tela aos participantes.
O estudante de Pedagogia e Teologia, Manoel Santana, frisou a importância do curso para formação e conscientização do papel do professor na sociedade “As brincadeiras são para brincar, mas também temos que tirar proveito e ensinar a criança a ser mais disciplinada e mais concentrada. Como educador me senti na obrigação de levar conhecimento a aqueles que não têm” declara Manoel.

Cursos de Extensão Gratuitos
Os Curso de Extensão Gratuitos oferecidos a comunidade integram o planejamento educacional do Grupo Santa Fé. São ações de responsabilidade social que proporcionam aos alunos, colaboradores e parceiros a oportunidade da prática educacional e da cidadania, visando garantir o acesso aos bens educacionais e culturais, de forma participativa, sistemática e permanente.

 Link: http://www.santafe.edu.br/2011/7/19/diversao-e-criatividade-educacional-1061.htm


 18-07-2011 - Esporte e Lazer marcam mais um fim de semana do Verão Litorânea
O projeto Verão Litorânea, promovido pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), está animando a temporada de férias em São Luís com muito esporte e descontração. Curtir o calor do verão em um dos mais belos cartões-postais turísticos da capital maranhense com muito esporte foi a pedida de muitos maranhenses neste fim de semana. O evento prossegue durante todos os fins de semana de julho na Avenida Litorânea.
Segundo o secretário-adjunto de Projetos Especiais da Sedel, Wingliton Barros, o China, o incentivo a participação de crianças, jovens e adultos na pratica esportiva é o principal objetivo do projeto.

“Está sendo um sucesso total, somente no último sábado, foram mais de 150 participantes cadastrados. A meta é democratizar e revitalizar as praças esportivas do Maranhão. Vejo com muito otimismo este projeto. É uma verdadeira mobilização em prol do esporte e da família maranhense”, destacou China.

kickboxing
O kickboxing, um dos esportes que mais vem conquistando adeptos em São Luis foi destaque neste domingo. O esporte foi a escolha da enfermeira Luinar Tavares, que adorou a iniciativa da Sedel.


“Este projeto ajuda a divulgar os benefícios dos exercícios regulares como uma ferramenta para aliviar o estresse do dia a dia. O kickboxing deixou de ser uma modalidade exclusiva dos homens, tanto que pratico há mais de um ano com minhas amigas e os treinos ajudaram a melhorar tanto meu preparo físico como psicológico. Fiquei entusiasmada porque na praia surgiu um espaço novo para o kickboxing. É uma oportunidade de mostramos a verdadeira face do esporte que é a saúde”, ressalta a praticante.
ciclismo_verao_litoraneaCiclismo na orla
O Verão Litorânea também foi palco da IV etapa do Campeonato Maranhense de Ciclismo. A competição contou a presença de 45 atletas divididos nas categorias: Máster, Feminino e Elite.
A etapa teve sua largada no Ipem com o total de quinze voltas em um percurso de 3.800km na Avenida Litorânea. Na categoria Master, Gilson Martins levou a melhor. Já na categoria Feminino, Irislene Silva foi campeã, enquanto que na categoria Elite, João Batista foi o grande vencedor.

Projeto
O projeto Verão Litorânea reúne competições de diversas modalidades esportivas em seis estações instaladas na orla da Avenida Litorânea, em São Luís. É promovido pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) e ocorrerá durante o mês de julho, sempre aos sábados e domingos.
Com o slogan “O melhor verão da sua vida”, o projeto ocupa espaço ao longo da orla (mar, areia, calçadão e pista), em horários que dependerão da tábua de marés. Terá competições nas modalidades de basquete, handebol, vôlei, dama, xadrez, futebol de areia, futvôlei, atletismo, beach-tênis, jiu-jitsu e dominó. Para participar das disputas, os interessados podem se inscrever em uma das estações espalhada pela Avenida Litorânea.

O “Verão Litorânea: a Estação dos Esportes” inclui ainda exibições de kitesurfe, surfe, bicicross, stand up, karatê, capoeira, judô, fisiculturismo, muay thai, kung fu, rapel na praia, paraquedismo, montain bike, kickboxing e voo livre.

Também haverá diversas atividades recreativas, aulas de aeróbica, caminhadas monitoradas, frescobol, badminton, peteca, skate, ciclismo, travinha, rouba-bandeira, queimado, corrida do saco, concurso de pipa. Além disso, todos os sábados à tarde, haverá apresentação do Projeto Dança Criança, do Ballet Olinda Saul.

O evento conta com apoio do 24º Batalhão de Caçadores (24º BC). A proposta da Sedel, a partir de 2012, é estender o projeto a cidades-pólo do interior do Maranhão, promovendo a prática desportiva em todo o Estado.

Link: http://www.esporteelazer.ma.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=295:18072011-esporte-e-lazer-marcam-mais-um-fim-de-semana-do-verao-litoranea&catid=7:noticiadestaque-&Itemid=39




18/07/2011 - Verão Litorânea incentiva prática de atividades esportivas 

Férias é sinônimo de renovar as energias praticando atividades físicas de maneira saudável e divertida. Por isso, a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) iniciou, neste sábado (16), a segunda rodada do projeto "Verão Litorânea - a Estação dos Esportes". O evento é desenvolvido pela Sedel durante todos os fins de semana de julho na Avenida Litorânea, em São Luís.

O objetivo do Verão Litorânea é revitalizar a área de lazer incentivando a prática de atividades esportivas à comunidade maranhense e turistas que visitam a capital no período de férias. Modalidades como judô, capoeira, vôlei, handebol, basquete, xadrez, além do novíssimo beach tênis são algumas das atividades desenvolvidas no projeto.

O beach tênis, por exemplo, foi lançado oficialmente pela Federação Maranhense de Tênis (FMT) neste sábado. E, para iniciar as disputas, o secretário de Esporte e Lazer, Joaquim Haickel, fez questão de participar da modalidade. Segundo Haickel, o beach tênis tem tudo para fazer parte da rotina do maranhense, além de se encaixar perfeitamente no objetivo da Sedel.

“A intenção da Secretaria de Esporte e Lazer é democratizar e integrar a prática de esportes. Praia, esporte, saúde e diversão combinam totalmente com essa ação do Verão Litorânea. Queremos que a comunidade possa usufruir da Litorânea com esporte e saúde. Por isso, fiz questão de participar da abertura do beach tênis”, explicou Haickel.

Alessandra Ortega, praticante de frescobol, se mostrou interessada pela novidade da prática do beach tênis. “Sempre pratico esportes na praia com os amigos nos fins de semana. Vamos juntar um grupo para disputar o torneio de beach tênis. porque, estou gostei muito do que vi aqui. Vale a pena praticar este esporte”.

Artes marciais

As artes marciais também foram destaque neste fim de semana do “Verão Litorânea”. As atividades foram realizadas na Estação do Ipem e reuniu atletas e amantes destes esportes.

A judoca Nayara Andrea, tricampeã de judô dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), no anos de 2008, 2009 e 2010, ressaltou a importância do encontro com outros esportistas “Nos dedicamos nos treinos e, hoje, além das técnicas, conhecemos atletas de outras academias e isso é muito bom. É um incentivo muito importante ao nosso esporte”, declarou.

Verão Litorânea

O projeto “Verão Litorânea: a Estação dos Esportes” é um evento que reúne competições de diversas modalidades esportivas em seis estações instaladas na orla da Avenida Litorânea. O evento é promovido pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) e ocorrerá durante o mês de julho, sempre aos sábados e domingos.

Com o slogan “O melhor Verão da Sua Vida”, o projeto ocupará toda a extensão da Litorânea (mar, areia, calçadão e pista), em horários que dependerão da tábua de marés. Terá competições nas modalidades de basquete, handebol, vôlei, dama, xadrez, futebol de areia, futvolei, atletismo, beach tênis, jiu-jitsu e dominó. Para participar das disputas, os interessados podem se inscrever em uma das estações espalhada pela Avenida Litorânea.

O “Verão Litorânea: a Estação dos Esportes” inclui ainda exibições de kitesurfe, surfe, bicicross, stand up, karatê, capoeira, judô, fisiculturismo, muay thai, kung fu, rapel na praia, paraquedismo, montain bike, kickboxing e voo livre.

Também haverá diversas atividades recreativas, aulas de aeróbica, caminhadas monitoradas, frescobol, badminton, peteca, skate, ciclismo, travinha, rouba-bandeira, queimado, corrida do saco, concurso de pipa. Além disso, todos os sábados à tarde, haverá apresentação do Projeto Dança Criança, do Ballet Olinda Saul.

O evento contará com apoio do 24º Batalhão de Caçadores (24º BC). A proposta da Sedel, a partir de 2012, é estender o projeto a cidades-pólo do interior do Maranhão, promovendo a prática desportiva em todo  o Estado.

Link: http://www.esporteelazer.ma.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=294:18072011-verao-litoranea-incentiva-pratica-de-atividades-esportivas&catid=7:noticiadestaque-&Itemid=39 


 07-07/2011 - Monografia: O Léxico do Reggae Ludovicense Uma Proposta de Aula de Português

Valorização da cultura ludovicense como ferramenta educacional. A acadêmica de Letras Cristina Amado demonstrou como língua, cultura e sociedade estão interligados através da educação.

Em sua defesa monográfica Cristina Amado orientou que a língua deve ser estudada como instrumento de interação social valorizando a variação lingüística local para desmistificar o preconceito lingüístico. A estudante explicou que a língua, cultura e a sociedade estão interligados e em constante transformação e o Reggae possui particularidades além das vestimentas e das danças, pois já se firmou como uma expressão cultural e a língua, os léxicos, já se tornaram características da cultura maranhense.

Como embasamento sociológico foi citado o escritor Marcos Bagno que ressalta a importância do estudo da variação lingüística por causa das profundas transformações socioeconômicas e culturais da população escolar. A língua é um sistema de signos histórico e social que possibilita significar o mundo e a realidade, aprendendo não só as palavras mas seus significados culturais.

Como proposta educacional a acadêmica de Letras da Faculdade Santa Fé apresentou as seguintes metodologias:

1º Momento: A turma organizar-se em circulo para conversar e questionar sobre as preferências da sala e sobre o Reggae.
2º Momento: O Professor argumentará com os alunos a respeito das festas de Reggae e apresentará o tema da variação lingüística.
3º Momento: O professor apresentará os léxicos. Exemplo: Pedra, Melô, Radiola etc. Apresentará também letras de música do reggae maranhense.

A banca formada pelas professoras Ludmila Gondim (Orientadora)  Daniela Ferraro e Liliam Doussou aprovaram a monografia e sugeriram a publicação também em formato de artigo cientifico para orientação e pesquisa de futuros educadores.

“Levar o aluno a compreender que o estudo de língua portuguesa ultrapassa as barreiras da norma, da gramática e do aprendizado das regras de ler e escrever bem. Abrir caminhos para o ensino da leitura, escrita, oralidade e aspectos da língua” declara Cristina Amado.

Redação: Josimar Melo ( Jornalista - Assessor de Comunicação - ASCOM Grupo Santa Fé)


Powered By Blogger