Bem Vindos!!!!!

Bem vindos queridos amigos e leitores! não reparem muito pois o Blog é novo e agora que me adentrei neste mundo tão virtual quanto a nossa propria realidade.
Criei este Blog amador com finalidade e objetivo de discutir principalmente o Jornalismo nosso de cada dia, todos os percausos e maravilhas desta profissão tão apaixonante.
Mas não se impressionem se forem abordados temas que fogem um pouco o tema Jornalismo.
No mais sejam bem vindos e lembrem-se:

"Se você é capaz de sonhar, é capaz de fazer."

Uma ótima leitura!
Até mais!

Josimar Melo


domingo, 11 de setembro de 2011

Aged intensifica Vazio Sanitário contra a Ferrugem Asiática


A Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), estabeleceu a segunda etapa do Vazio Sanitário com trabalhos de inspeção e fiscalização de plantios nas regiões produtoras de soja no Maranhão.

Realizado em dois períodos do ano, o Vazio Sanitário tem por objetivo impedir a proliferação da ferrugem asiática em plantações de soja, quebrando o ciclo de vida da doença. Para isso, é proibido o plantio em um espaço de dois meses durante a entressafra do grão.

Dividindo o Maranhão em duas microrregiões, os fiscais de defesa vegetal da Aged fazem vistorias e levam informações sobre a portaria nº 638 do órgão, que instituiu o período e visa à proteção da agricultura praticada em território maranhense.

Para o fiscal de defesa vegetal da Aged, Hamilton Cruz, os produtores perceberam a importância do Vazio Sanitário com o trabalho de conscientização informativa realizado pela agência. "O trabalho de orientação durante o Vazio Sanitário ganhou a parceria dos produtores. Eles perceberam, ao longo dos anos, que essas ações preventivas contribuem para o sucesso e produtividade das lavouras", acredita.

Caso seja encontrado o fungo da ferrugem asiática, o produtor é autuado e orientado a destruir a plantação de duas formas: mecanicamente ou aplicando herbicida - produto químico para erradicar a doença do solo e impedir que ela se prolifere para regiões vizinhas. 

Períodos - O primeiro período do Vazio Sanitário acontece de 15 de agosto a 15 de outubro e compreende as microrregiões do Alto Mearim, Grajaú, Balsas, Imperatriz e Porto Franco. Já o segundo período, que vai de 15 de setembro a 15 de novembro, abrange a Baixada Maranhense, Caxias, Chapadinha, Codó, Coelho Neto, Gurupi, Itapecuru Mirim, Pindaré, Presidente Dutra e Rosário, além de Paço do Lumiar, Raposa, São José de Ribamar e São Luis.

Focos

Segundo o site do Consórcio Antiferrugem - uma parceria público-privada para combate a ferrugem asiática da soja, durante a safra 2006/2007, devido a alterações climáticas, foram encontrados 172 focos da doença interior do Maranhão.

Com a adoção do Vazio Sanitário, aliado a medidas preventivas dos produtores de soja e ações de inspeção realizadas pela Aged, houve uma redução considerável, sendo registrados 38 casos nas safras seguintes, de 2007 a 2010.

Ferrugem

A Ferrugem da Soja, popularmente conhecida como Ferrugem Asiática, é uma doença causada por fungos que prejudicam a fotossíntese da planta. Os sintomas se manifestam nas folhas através de pequenos pontos marrons, dando a aparência de ferrugem. Em estágios mais avançados a plantação perde a folhagem, evitando a completa formação dos grãos e, consequentemente, causa prejuízos à produção.


Publicado em:  http://www.revistadigital.ma.gov.br/agencia/noticia.php?Id=18815

http://www.aged.ma.gov.br/index.php/noticias/7-noticia-destaque/415-aged-intensifica-vazio-sanitario-contra-a-ferrugem-asiatica

Nenhum comentário:

Powered By Blogger