Bem Vindos!!!!!

Bem vindos queridos amigos e leitores! não reparem muito pois o Blog é novo e agora que me adentrei neste mundo tão virtual quanto a nossa propria realidade.
Criei este Blog amador com finalidade e objetivo de discutir principalmente o Jornalismo nosso de cada dia, todos os percausos e maravilhas desta profissão tão apaixonante.
Mas não se impressionem se forem abordados temas que fogem um pouco o tema Jornalismo.
No mais sejam bem vindos e lembrem-se:

"Se você é capaz de sonhar, é capaz de fazer."

Uma ótima leitura!
Até mais!

Josimar Melo


domingo, 30 de março de 2008

Responsabilidade Social do Jornalista


Discutir a respeito da responsabilidade social do Jornalista é preciso em primeira estância observar as rotinas diárias desta profissão.
O Jornalista como mediador social entre a noticia e o público deve ter o cuidado de como os fatos irão ser transmitidos, tendo o seu olhar critico mas não deixando de observar estes mesmos fatos pelo olhar do público seja ele leitor, telespectador ou ouvinte.
O profissional da comunicação é um construtor de uma determinada realidade, um construtor que sofre influências tanto pessoais quanto políticas e econômicas, dentro desta rotina o comunicador como funcionário segue a linha editorial da empresa em que trabalha, no nosso estado(Maranhão) a maior predominância de domínio é a força política, uma situação que deixa o Jornalista sobre duas vertentes ou é a favor ou contra um determinado grupo político que esteja no poder. A imparcialidade é um objetivo jornalístico que deve ser sempre almejado, mas como tentar alcançar esta dita imparcialidade se este mesmo profissional está de mãos atadas e com a mente angulada e direcionada pelas forças políticas e econômicas do grupo que comanda a empresa jornalística em que trabalha?
Como o comunicador poderá não ser escravo do sistema que já está imposto,o compromisso do jornalismo é com a verdade dos fatos,mesmo tento em vista a força organizacional deste meio profissional. O público toma como verdade aquilo que é divulgado muita das vezes não tendo o real discernimento de como aquela noticia chegou até ele, não sabendo dos critérios levaram determinado fato a ser divulgado e nem as pressões que o comunicador sofreu no decorrer do seu dia para construir sua matéria.
Antes de se entrar em discussão sobre a responsabilidade social do jornalista devemos primeiro atentar para a responsabilidade ética e para a responsabilidade moral que permeia esta profissão.


Josimar Melo

2 comentários:

Thiago Borges disse...

Realmente meu amigo Josimar, o jornalista possui sim um certo poder em suas mãos e deve ter muito cuidado ao usá-lo, pois querendo ou não, ele constrói uma realidade e a julga como verdadeira.

Isso pode se tornar um grande problema se o profissional não medir as conseqüências e apenas pensar em seus interesses próprios.

Abraço.

Anônimo disse...

Good post and this post helped me alot in my college assignement. Thank you seeking your information.

Powered By Blogger