Bem Vindos!!!!!

Bem vindos queridos amigos e leitores! não reparem muito pois o Blog é novo e agora que me adentrei neste mundo tão virtual quanto a nossa propria realidade.
Criei este Blog amador com finalidade e objetivo de discutir principalmente o Jornalismo nosso de cada dia, todos os percausos e maravilhas desta profissão tão apaixonante.
Mas não se impressionem se forem abordados temas que fogem um pouco o tema Jornalismo.
No mais sejam bem vindos e lembrem-se:

"Se você é capaz de sonhar, é capaz de fazer."

Uma ótima leitura!
Até mais!

Josimar Melo


domingo, 30 de março de 2008

A VERDADE DE UMA MENTIRA

Em tempos de falsas verdades, histórias fictícias e credibilidade colocada em jogo o Jornalismo precisa reconstruir-se nas suas bases mais solidas a partir dos princípios que regem a real significação do termo ética.
O jornalista como mediador social entre a noticia e o publico deve ter o cuidado de como os fatos as noticias serão transmitidas e mostradas ao seu publico, seja ele leitor, telespectador, ouvinte ou até mesmo o internauta.
Este profissional da comunicação segundo as teorias do jornalismo, também é um construtor de uma determinada realidade, e o nosso dever profissional para com a sociedade, para com a moral e por que não também para com Deus é a veracidade das informações, um compromisso com a verdade e a ética é o caminho que se deve seguir para reconstruir este credibilidade e fidelização do publico para com o Jornalismo. Reconstruir o Jornalismo a partir da ética.
Mas juntar a teoria ética a pratica jornalística não é, e nunca será uma tarefa fácil, o comunicador sofre influências tantos pessoais, econômicas e por que não políticas no seu dia a dia, e isto gera uma série de implicações e conseqüências nesta figura humana geradora de opinião na sociedade. Observamos o caso do Jornalista Jason Blair do jornal mundialmente conhecido o The New York Times, que foi demitido por inventar varias noticias. Sofrer pressões como o imediatismo da matéria a ser publicada, a coação de editores para que seu trabalho jornalístico seja de qualidade com pouco tempo de produção, a necessidade de se manter no topo em uma das revistas ou jornais mais conceituadas do mercado, a briga de egos , todos esses são motivos que levam um profissional a inventar, caluniar e divulgar mentiras e ficções ao invés de noticias .Com o seguimento da ética o jornalismo se defende dos maus jornalistas.
Antes de se entrar em discussão sobre também a responsabilidade social do jornalista devemos atentar para a responsabilidade ética e moral que permeia esta profissão.
O chamado quarto poder está centrado nas mãos de diferentes profissionais e grupos que tem por único e exclusivo intuito, o lucro, não se importando com o caráter sensacionalista de sua matérias pois a noticia pode até ser sensacional, mais o sensacionalismo é a distorção, uma mascara do real “Uma falsa verdade” , o jornalismo como divulgador e construtor do real não deve se abster da conscientização sobre a ética nos meios de comunicação, com o advento da internet, as produções e inovações tecnológicas, torna qualquer internauta um possível divulgador de noticias e opiniões, e muitas das vezes sem critérios e observações sobre os vários lados das histórias.
Então para reconquistar esta chamada credibilidade, confiança e apego popular pelo Jornalismo, devemos nós atuais e futuros jornalistas nos aproveitarmos e usarmos a ética como forma de defesa contra o sensacionalismo e a ficção dentro do Jornalismo.
A ética pode ser comparada a perfeição onde sabemos que ela existe, e somente existe quando estamos sempre a alcançá-la mais temos o conhecimento que não a ainda não a alcançamos.

5 comentários:

Unknown disse...

Passei por aqui! Espero que continue neste caminho do debate, vez que este é saudável.

Luís Mário

Thiago Borges disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thiago Borges disse...

Parece que esse povo ainda não percebeu que lugar de ficção é na literatura.

Mentes brilhantes perdendo seu precioso tempo com fraudes jornalísticas. Pessoas que poderiam escrever ótimos livros e preferem perder seu tempo se envolvendo em mentiras, sujando o próprio nome.

Parabéns pelo blog Josimar, essa tal de "blogsfera" é um ótimo laboratório de aprendizado para os nossos textos.

Já ta nos meus links.

Abração.

Rafaela disse...

fiquei com preguiça de ler pq tô no trabalho, mas juro que deve tá bom.
beijos, amante.
Rafa

Anônimo disse...

Garoto Marisa,

Vc também está entre os blogs recomendados pelo Blog do Maurício Araya (quaaaanta honra, não?). Pois eh! Dá uma olhadinha depois no seu banner lá, ok?

Abraço!

Powered By Blogger