Bem Vindos!!!!!

Bem vindos queridos amigos e leitores! não reparem muito pois o Blog é novo e agora que me adentrei neste mundo tão virtual quanto a nossa propria realidade.
Criei este Blog amador com finalidade e objetivo de discutir principalmente o Jornalismo nosso de cada dia, todos os percausos e maravilhas desta profissão tão apaixonante.
Mas não se impressionem se forem abordados temas que fogem um pouco o tema Jornalismo.
No mais sejam bem vindos e lembrem-se:

"Se você é capaz de sonhar, é capaz de fazer."

Uma ótima leitura!
Até mais!

Josimar Melo


terça-feira, 10 de agosto de 2010

"Você se percebe manipulado?"Os Principais Presidenciáveis nossos de cada dia

Particularmente sempre confessei não gostar de política, mas fechar os olhos para o segmento que rege nosso país é concordar com o analfabetismo simplório que se arrasta pelo nosso país.

O Jornal Nacional da Rebe Globo, iniciou uma série de entrevistas com quem eles mesmos adjetivam de "Os três principais presidenciáveis" vejo que a discussão poderia ser um pouco mais abrangente e com mais candidatos, visto que os ditos candidatos menores tem influência direta na decisão de uma eleição, e que por mais que não sejam muito abordados suas ideias e planejamentos apresentam rumos interessantes em alguns segmentos da organização e estrutura administrativa do país.

Mas tudo depende de como se apresentar a população e principalmente para mídia, que sempre foi decisiva não só nos principais momentos do período eleitoral, mas no antes, durante e depois dos embates. Indiscutivelmente a imagem de um candidato é construída pelo seu relacionamento com os principais veículos de comunicação. Juridicamente os meios de comunicação não podem apresentar juízo de valor sobre candidato A ou B, pois as redes de mídia possuem concessão pública e por lei devem apenas relatar os fatos para que a população desenvolva seu senso critico.

Não precisamos ser necessariamente Jornalistas, Relações Públicas ou Publicitários para percebem que tudo isso desde seus primórdios já nasceu como um grande show.

Destaco o trabalho monográfico que realizei ao lado da Jornalista Rafaela Mota com o tema "Os Padrões de Manipulação da Mídia" para enfatizar não só o poder que a mídia exerce sobre a construção do senso critico das pessoas, mas mostrar como eles realizam esta manipulação sem ao menos percebermos que somos induzidos a agir e pensar de determinadas formas.

Veja alguns dos padrões de manipulação abordados no trabalho: 1. Padrão de Ocultação
2. Padrão de Fragmentação 3. Padrão da Inversão 3.1 - Inversão da relevância dos aspectos:3.2.- Inversão da forma pelo conteúdo:3.3 - Inversão da versão pelo fato:Inversão da Opinião pela Informação 4. Padrão da Indução.

A pergunta é "Você se percebe manipulado?"

Baixe aqui. Por Josimar Melo e Rafaela Lima: Monografia: Os Padrões de Manipulação da Mídia: Uma análise da veiculação de notícias nos jornais O Estado do Maranhão e Jornal Pequeno na candidatura e eleição do senador José Sarney à presidência do Senado

Segue abaixo a primeira entrevista da candidata Dilma Rousself - PT.

Um comentário:

Jôice Borges disse...

Primeiramente parabenizo-te pela iniciativa! Mais um blogueiro nesse muundão de ciberespaço de Deus! rsrs. Enquanto ao post, a questão da manipulação não só no meio televisivo, mas midiático como um todo é mais que visível. É tanto jogo e tanta manipulação que existem que já não temos a imparcialidade 9se é que algum dia a tivemos). Tem gente que se deixa levar pelo fanatismo político e acaba deixando não somente sua cidade, mas seu estado e até mesmo o país em maus lençóis (para não dizer coisas piores). Hoje mesmo, no trabalho, percebi uma fanática-política, mas o que se pode fazer? Educação ninguém quer dar (nem se fazer receber). Quanto ao que disseste que não gosta de política, digo o mesmo e percebo (pode perceber também) que quem não gosta é quem mais sabe se expressar em política. Admito não gostar e modéstia a parte, meus melhores posts e matérias são os sobre política e atos políticos. Abraços e sucesso Josimar, estarei sempre que puder dando uma espiadinha aqui.

Powered By Blogger