Bem Vindos!!!!!

Bem vindos queridos amigos e leitores! não reparem muito pois o Blog é novo e agora que me adentrei neste mundo tão virtual quanto a nossa propria realidade.
Criei este Blog amador com finalidade e objetivo de discutir principalmente o Jornalismo nosso de cada dia, todos os percausos e maravilhas desta profissão tão apaixonante.
Mas não se impressionem se forem abordados temas que fogem um pouco o tema Jornalismo.
No mais sejam bem vindos e lembrem-se:

"Se você é capaz de sonhar, é capaz de fazer."

Uma ótima leitura!
Até mais!

Josimar Melo


quinta-feira, 10 de abril de 2008

A COBERTURA JORNALISTICA NO CASO ISABELA

A REPERCURSÃO E O TRABALHO DA GRANDE MÍDIA DO POSSIVEL ASSASSINATO DA MENINA ISABELA ULTRAPASSA A ÉTICA E O CARATER INVESTIGATIVO QUE O JORNALISTA COMO MEDIADOR SOCIAL DEVE SEGUIR.
OBSEVANDO O TRABALHO DA PROPRIA POLICIA OS JORNALISTAS INVESTIGATIVOS BUSCAM ISSESSANTIMENTE O CULPADO PARA TAL ATO DE CRUELDADE. ONDE ESPECULAR E TIRAR CONCLUSÕES PRECIPITADAS JÁ VIRARAM ROTINA NAS GRANDES REDAÇÕES.
JORNALISTAS COMO FORMADORES DE OPINIÃO NÃO DEVEM TOMAR PARTIDO DE SUPOSICÕES BASEADAS EM MATÉRIAS DE OUTROS COMUNICADORES PARA OPINAR E MUITA DAS VEZES JULGAR E POR FINAL DAR SEU PROPRIO VEREDITO.
QUANDO ASSISTIMOS NA TV A COBERTURA DOS GRANDES JORNAIS, PODEMOS PERCEBER O JUIZO DE CAUSA DADO PELOS EDITORES E ANCORAS, TODOS GRANDES JORNALISTAS DE RENOME E RESPEITO A NIVEL NACIONAL. OS COMUNICADORES PRINCIPALMENTE DA MÍDIA TELEVISIVA NÃO SE DÃO CONTA DO ENORME PODER DE ALCANCE QUE POSSUEM EM SEUS ESTÚDIOS.
E AQUELES QUE OS ASSISTEM QUASE QUE DIARIAMENTE PODEM TOMAR AQUELAS OPINIÕES COMO VERDADE ABSOLUTA, O QUE O PÚBLICO VÊ NA MÍDIA É O RETRADO DA VERDADE O RESUMO DO DIA A DIA DA SOCIEDADE. PONTO EM QUE OS FORMADORES DE OPINIÃO AINDA PARECEM NÃO TEREM SE DADO CONTA.
ANTES MESMOS DAS CONCLUSÕES DA POLICIA E DA PERICIA TECNICA E LAUDOS EXPLICANDO AS CAUSAS DA MORTE DA MENINA ISABELA MUITOS VEICULOS DE COMUNICAÇÃO JÁ ACUSAVAM O PROPRIO PAI DA CRIANÇA DE TER COMETIDO O CRIME EM QUESTÃO, E QUANDO O SUPOSTO SUSPEITO FOI PRESO, JÁ VIROU ASSASINO.
DEVE SE TOMAR CUIDADO COM OPINIÕES E CONCLUSÕES, POIS O JORNALISMO NÃO É JUIZ, JURI OU ADVOGADO, MAS DEVE-SE TOMAR CONCIÊNCIA DO PODER QUE A MÍDI POSSUE. POIS TODOS SÃO INOCENTES ATÉ PROVAREM O CONTRÁRIO E NÃO CULPADOS ATÉ PROVAREM A INOCÊNCIA.

6 comentários:

Ana Paula Nogueira disse...

é verdade, ninguém é culpado até q se prove ao contrário, mas o jornalista tem q investigar e chegar o mais perto da verdade possóvel, pq se for esperar pela justiça, aí mesmo é q não se chega a lugar nenhum...

bjos

mauricioaraya disse...

Tá tudo errado. A Imprensa está carregada de opiniões. Mas as opiniões podem, por vezes, destruir a vida de um inocente (não estou dizendo que alguém é inocente ou culpado nesse caso). E como costumo dizer que para construir algo é difícil, leva anos e anos; para destruir, basta um estalar de dedos.

Enfim, mas o que me preocupa são as falhas na investigação desse caso. Com tanto vai e vem de constatações, no que realmente vamos acreditar?

Um abraço!

Ana Paula Nogueira disse...

Atualizei meu blog, beijos

testespsicologia disse...

A impresnsa tem papel importante para formação de opiniões e viu no caso Isabela a possibilidade de audiência, haja vista, a familia ser de classe média. Classe esta que fazemos parte e por isso nos chocamos.

Mary West disse...

Graças a mídia e sua maneira de "fumar tudo até a última ponta" eu super perdi minha sensibilidade com este caso trágico. Sério q eu até fikeio meio feliz o terremoto, achei q ia tirar um pouco o foco, mas naum deu.

Mary West disse...

Quanta a pergunta de Mauricio...Eu acredito q foi um poltergeist!!!