Bem Vindos!!!!!

Bem vindos queridos amigos e leitores! não reparem muito pois o Blog é novo e agora que me adentrei neste mundo tão virtual quanto a nossa propria realidade.
Criei este Blog amador com finalidade e objetivo de discutir principalmente o Jornalismo nosso de cada dia, todos os percausos e maravilhas desta profissão tão apaixonante.
Mas não se impressionem se forem abordados temas que fogem um pouco o tema Jornalismo.
No mais sejam bem vindos e lembrem-se:

"Se você é capaz de sonhar, é capaz de fazer."

Uma ótima leitura!
Até mais!

Josimar Melo


terça-feira, 29 de abril de 2008

CASO ISABELA. PARTE 2

vou tentar prometer que este é o ultimo texto a respeito deste caso!

MAIS UMA VEZ O QUE NÃO PODERIA FALTAR. A COBERTURA JORNALISTICA DO CASO ISABELA NARDONI.

NESTE ULTIMO DOMINGO, DIA VINTE E SETE DE ABRIL DE DOIS MIL E OITO, REPERCUTIU-SE ISESANTEMENTE EM TODAS AS MÍDIAS A RECONSTITUIÇÃO DO POSSIVEL ASSASINATO DA MENINA ISABELA NARDONI.


A MORTE DE UMA MENINA DE APENAS CINCO ANOS DE IDADE, A MÃE CHOCADA COM A TRAGÉDIA, POSSIVEIS ASSASINOS SENDO JULGADOS MESMO ANTES DE SE CONSEGUIREM PROVAS PARA INCRIMINÁ-LOS TUDO ISSO É EXPLORADO PELOS PRINCIPAIS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DO PAÍS DE UMA MANEIRA QUE TUDO SE TORNA UMA ESPECIE DE SHOW.

UMA ESPETACULARIZAÇÃO DA TRAGÉDIA É COLOCADA FRENTE A TODAS AS NORMAS ÉTICAS E ATROPELA O BOM SENSO HUMANO, TUDO EM PROL DO FURO JORNALISTICO, A NOTICIA E A INFORMAÇÃO EM DETRIMENTO AO APELO DA DIVULGAÇÃO.


REDES DE TELEVISÃO MOSTRANDO EM TEMPO REAL O TRABALHO DOS PERITOS, REPORTERES ESCALANDO E SE PENDURANDO EM FACHADAS DE PRÉDIOS TUDO PARA CONSEGUIR O MELHOR ÂNGULO, A MÍDIA TOMA PARA SI É CLARO A ARTE DE MOSTRAR O ACONTECIMENTO, SER REALMENTE OS OLHOS DO PÚBLICO.


MAS O QUE A MÍDIA AINDA NÃO SE DEU CONTA QUE ESTÁ SE TORNANDO E JÁ SE TORNOU NÃO SÓ OS OLHOS, MAS A BOCA E PRINCIPALMENTE O CEREBRO DOS TELESPECTADORES. EMITINDO OPINIÕES ANTES DA CONCLUSÃO DO CASO, HAJA VISTA QUE O PUBLICO TOMA COMO VERDADE AQUILO QUE VÊ E QUE ESCUTA.


QUANDO SE OBSERVA A COBERTURA EM TEMPO REAL PRINCIPALMENTE DA TV O QUE CHAMA ATENÇÃO E A AGLOMERAÇÃO DE PESSOAS EM FRENTE ÀS DELEGACIAS E NESTE CASO, NO LOCAL DA MORTE DA MENINA ISABELA, PESSOAS COBRANDO DA JUSTIÇA AGILIDADE E RAPIDEZ NAS INVESTIGAÇÕES, ESSE TAMBEM É O PAPEL DA POPULAÇÃO, MAS A PONTO QUE MANIFESTAÇÕES DE POPULARES A POUCOS METROS DOS PERITOS CHEGAM A ATRAPALHAR O ANDAMENTO DA PERICIA TECNICA, ISTO LEVA VER QUE A MÍDIA TAMBEM POSSUE PARCELA DE CULPA SOBRE ISSO.

A DECLARAÇÃO DE UM DOS MORADORES SOBRE A AGLOMERAÇÃO DAS PESSOAS É CONTUNDENTE CHEGA A DIZER QUE AS PESSOAS NÃO TÊM O QUE FAZER DE SUAS VIDAS.

ESTA ESPETACULARIZAÇÃO E O TRATAMENTO DADO AS NOTICIAS TORNA ESSA MASSA ISESSANTE UMA ESPECIE DE MASSA DE MODELAR QUE É TRATADA E MOLDADA DE ACORDO COM AS VONTATES E ANGULAÇÕES QUE O JORNALISMO, O PODER QUE A MIDÍA POSSUE TORNA OS OUVINTES, TELESPECTADORES E INTERNAUTAS EM MERAMENTE CONSUMIDORES.

E O JORNALISMO SE TORNA UM VENDEDOR DE UM PROTUDO QUE SE CHAMA “ESPETACULARIZAÇÃO”.

3 comentários:

Mary West disse...

Falei sobre este caso no meu post ontem, tentei evitar ao máximo, mas parece q aonde vc vai ,só se fala nisso!

Ana Paula Nogueira disse...

espetacularização é do que vive o jornalismo amore. beijos

Ana Paula Nogueira disse...

vamos atualizar hein