Bem Vindos!!!!!

Bem vindos queridos amigos e leitores! não reparem muito pois o Blog é novo e agora que me adentrei neste mundo tão virtual quanto a nossa propria realidade.
Criei este Blog amador com finalidade e objetivo de discutir principalmente o Jornalismo nosso de cada dia, todos os percausos e maravilhas desta profissão tão apaixonante.
Mas não se impressionem se forem abordados temas que fogem um pouco o tema Jornalismo.
No mais sejam bem vindos e lembrem-se:

"Se você é capaz de sonhar, é capaz de fazer."

Uma ótima leitura!
Até mais!

Josimar Melo


sábado, 26 de abril de 2008

Joranalismo Cultural ou Publicidade Cultural?

Essa foi uma semana difícil, mais um debate que não poderia deixar de virar um texto!

Discussões a respeito sobre o jornalismo cultural me ocorreu uma indagação! O jornalismo cultural que observamos,fixo o olhar sobre o nosso estado, não é meramente publicitário?
Vemos quando nas raras vezes temos um show em nossa capital que não seja forró, o que presenciamos é somente propagandas, matérias de serviços informando a hora e o lugar.
Gostaria de ler e ouvir criticas e elogios que não fossem ligadas a mera promoção do evento!
Mas o que fazer se lemos os jornais e encontramos somente publicidade?(nada contra o trabalho dos publicitários, aliás considero os brasileiros como uns dos melhores profissionais do mundo) mas devemos separar a propaganda do jornalismo!

Uma indagação leva a outra e deixo mais uma:

O Jornalismo Cultural virou propaganda por culpa dos jornalismo?

Ou

O sistema já imposto nos obriga a segui-lo e não oferece espaço para o verdadeiro Jornalismo?

2 comentários:

mauricioaraya disse...

O Jornalismo em si virou um "release publisher". Não digo só no cenário local, mas como o nacional também. É muito fácil publicar o que já está pronto do que o que dá trabalho para fazer.

Dos pequenos exemplos: é mais fácil copiar um trabalho da Internet do que demandar um tempo para elaborar um pensamento original.

Devo admitir também que o trabalho das assessorias tem sido muito bom. O que não entendo é qual a graça de você ler em vários jornais a mesma notícia. Talvez é esse o significado de "Imparcialidade": uma informação homogênea em todos os veículos. Ou talvez isso seja preguiça mental mesmo.

Mas defendo que o poder está no espectador, no público consumidor. Só há espaço para este tipo de conduta por que há público consumindo o que é veiculado pela mídia. E enquanto não houver cobrança do público para uma mudança, tudo vai continuar como está.

Um abraço.

Mary West disse...

Acho q meio q uma mão lava a outra neste fato apresentado. Emitir opniões contraditorias quando se é novo no ramo pode ser uma boa maneira de ir a forca, portanto muitos preferem o caminho mais fácil e seguro, mesmo q seja o menos digno.