Essa foi uma semana difícil, mais um debate que não poderia deixar de virar um texto!
Discussões a respeito sobre o jornalismo cultural me ocorreu uma indagação! O jornalismo cultural que observamos,fixo o olhar sobre o nosso estado, não é meramente publicitário?
Vemos quando nas raras vezes temos um show em nossa capital que não seja forró, o que presenciamos é somente propagandas, matérias de serviços informando a hora e o lugar.
Gostaria de ler e ouvir criticas e elogios que não fossem ligadas a mera promoção do evento!
Mas o que fazer se lemos os jornais e encontramos somente publicidade?(nada contra o trabalho dos publicitários, aliás considero os brasileiros como uns dos melhores profissionais do mundo) mas devemos separar a propaganda do jornalismo!
Uma indagação leva a outra e deixo mais uma:
O Jornalismo Cultural virou propaganda por culpa dos jornalismo?
Ou
O sistema já imposto nos obriga a segui-lo e não oferece espaço para o verdadeiro Jornalismo?
Bem Vindos!!!!!
Bem vindos queridos amigos e leitores! não reparem muito pois o Blog é novo e agora que me adentrei neste mundo tão virtual quanto a nossa propria realidade.
Criei este Blog amador com finalidade e objetivo de discutir principalmente o Jornalismo nosso de cada dia, todos os percausos e maravilhas desta profissão tão apaixonante.
Mas não se impressionem se forem abordados temas que fogem um pouco o tema Jornalismo.
No mais sejam bem vindos e lembrem-se:
"Se você é capaz de sonhar, é capaz de fazer."
Uma ótima leitura!
Até mais!
Josimar Melo
Criei este Blog amador com finalidade e objetivo de discutir principalmente o Jornalismo nosso de cada dia, todos os percausos e maravilhas desta profissão tão apaixonante.
Mas não se impressionem se forem abordados temas que fogem um pouco o tema Jornalismo.
No mais sejam bem vindos e lembrem-se:
"Se você é capaz de sonhar, é capaz de fazer."
Uma ótima leitura!
Até mais!
Josimar Melo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
O Jornalismo em si virou um "release publisher". Não digo só no cenário local, mas como o nacional também. É muito fácil publicar o que já está pronto do que o que dá trabalho para fazer.
Dos pequenos exemplos: é mais fácil copiar um trabalho da Internet do que demandar um tempo para elaborar um pensamento original.
Devo admitir também que o trabalho das assessorias tem sido muito bom. O que não entendo é qual a graça de você ler em vários jornais a mesma notícia. Talvez é esse o significado de "Imparcialidade": uma informação homogênea em todos os veículos. Ou talvez isso seja preguiça mental mesmo.
Mas defendo que o poder está no espectador, no público consumidor. Só há espaço para este tipo de conduta por que há público consumindo o que é veiculado pela mídia. E enquanto não houver cobrança do público para uma mudança, tudo vai continuar como está.
Um abraço.
Acho q meio q uma mão lava a outra neste fato apresentado. Emitir opniões contraditorias quando se é novo no ramo pode ser uma boa maneira de ir a forca, portanto muitos preferem o caminho mais fácil e seguro, mesmo q seja o menos digno.
Postar um comentário