Bem Vindos!!!!!

Bem vindos queridos amigos e leitores! não reparem muito pois o Blog é novo e agora que me adentrei neste mundo tão virtual quanto a nossa propria realidade.
Criei este Blog amador com finalidade e objetivo de discutir principalmente o Jornalismo nosso de cada dia, todos os percausos e maravilhas desta profissão tão apaixonante.
Mas não se impressionem se forem abordados temas que fogem um pouco o tema Jornalismo.
No mais sejam bem vindos e lembrem-se:

"Se você é capaz de sonhar, é capaz de fazer."

Uma ótima leitura!
Até mais!

Josimar Melo


quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Profissão Jornalista. Base e Pilar de uma Sociedade

Trabalhar com comunicação está entre uma das profissões mais gratificantes da sociedade. O poder da informação, e saber de tudo que acontece em primeira mão, tornam o dia a dia desse profissional um mediador social de extrema confiança para a construção da história, sendo um elo de comunicação entre o público e a opinião.

A própria história da imprensa brasileira se confunde com a formação do nosso país. Desde Gutenberg à Internet, as mídias vêem ganhando um papel cada vez maior de influência no senso critico da sociedade. Nos primórdios da imprensa, mais precisamente na Revolução Francesa, os ideais da própria imprensa e do papel do jornalismo criam suas bases.

Na antiguidade a informação era um bem guardado a sete chaves e o jornalismo surgiu como meio de esclarecimento, racionalização da vida moderna, um órgão de mediação de toda modernidade. Um poder fundado pela vontade coletiva contra o exercício do poder político.

Vejo a importância do jornalismo como um dos fatores fundamentais para o próprio movimento da história moderna. E a liberdade de opinião se firma como um dos pilares da imprensa que sustenta a critica e o julgamento.

Nenhum comentário: