Bem Vindos!!!!!

Bem vindos queridos amigos e leitores! não reparem muito pois o Blog é novo e agora que me adentrei neste mundo tão virtual quanto a nossa propria realidade.
Criei este Blog amador com finalidade e objetivo de discutir principalmente o Jornalismo nosso de cada dia, todos os percausos e maravilhas desta profissão tão apaixonante.
Mas não se impressionem se forem abordados temas que fogem um pouco o tema Jornalismo.
No mais sejam bem vindos e lembrem-se:

"Se você é capaz de sonhar, é capaz de fazer."

Uma ótima leitura!
Até mais!

Josimar Melo


domingo, 17 de janeiro de 2010

Atitude Ética

Conceituar ou qualificar a conduta ética dos indivíduos de uma sociedade torna-se um desafio frente as mais variadas decisões a serem tomadas atualmente.

Ser ético configura agir correta e honestamente em determinadas situações visando sempre o bem comum ao invés do individual. Quando trazemos essa discussão para a nossa realidade nos deparamos com pontos de vistas adversos a respeito do “Como agir”.

Primeiramente daremos como exemplo as decisões políticas em cenário nacional. As chamadas votações de emendas e aprovações de leis ocorrem como um tipo de eleição no Senado e Câmara Federal. Cada deputado ou senador vota de acordo ou a favor de um determinado projeto, um exemplo fictício: a aprovação de leis trabalhistas encontra-se em votação, supostamente um político é proprietário de várias empresas e a aprovação desta lei em questão seria um encargo financeiro muito a mais para suas empresas, mas ajudaria e teria contribuição positiva na vida de seus funcionários. O político em questão vota contra a aprovação deixando de beneficiar milhares de trabalhadores de todo país, do seu ponto de vista o político foi ético, pois, estava pensando em si e no futuro de suas empresas, mas no ponto de vista do bem comum deixou a ética de lado visando apenas o lucro.

Já quando trazemos para a vida pessoal dentro das empresas, em busca de uma tão sonhada promoção se passa a prejudicar, criticar e deturpar o trabalho de um companheiro de profissão para subir de cargo. Atitudes éticas são deixadas de lado em prol de subir nas funções e principalmente no status perante a sociedade.

Ser ético está além do individualismo encontrado na busca desenfreada dos objetivos pessoais. Atitudes corretas nas mais variadas situações dependem de uma visão geral direcionada ao bem comum ao invés de ganhos e status temporários. Portanto antes de se julgar atitudes antiéticas de terceiros deve-se observar primeiramente as suas próprias ações tomadas no dia a dia podem se comparar ao que tanto se critica.

8 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal amigo, gostei mesmo...acho que também fui sua inspiração nesse text né hehehhehe. Adorei o blog, continue e sucesso!!Você vai longe!!
Bjins Nathi

Unknown disse...

Comentário pertinente. Os fatos da vida

Dalva Rêgo disse...

Tem um desafio pra ti em meu blog. Beijos!

Anônimo disse...

Sim, provavelmente por isso e

Anônimo disse...

bom parabens pelo teu blog mas tera uma grande jornada

Anônimo disse...

Devemos ser mais detalhitas e cuidadosos ao falarmos de atitudes éticas. Criticamos tanto os políticos corruptos, entre outras pessoas que agem de má fé e esquecemos de analisar as nossas atitudes em quanto ser humanos.

Elislainny Santos disse...

achei muito legal

Elislainny Santos disse...

gostei muito

Powered By Blogger