Bem Vindos!!!!!

Bem vindos queridos amigos e leitores! não reparem muito pois o Blog é novo e agora que me adentrei neste mundo tão virtual quanto a nossa propria realidade.
Criei este Blog amador com finalidade e objetivo de discutir principalmente o Jornalismo nosso de cada dia, todos os percausos e maravilhas desta profissão tão apaixonante.
Mas não se impressionem se forem abordados temas que fogem um pouco o tema Jornalismo.
No mais sejam bem vindos e lembrem-se:

"Se você é capaz de sonhar, é capaz de fazer."

Uma ótima leitura!
Até mais!

Josimar Melo


quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Blogs x Jornalismo! Juramento de Jornalismo, você o segue?


Em épocas de formatura e colação de graus vemos ex-universitários declamando emocionados palavras que regem os princípios de suas futuras profissões, e imaginando momentos do cotidiano que serão provas de tudo que aprenderam dentro e fora dos muros das universidades.
Em todas as profissões acadêmicas seja médico, advogado, pedagogos dentre outras, possui um compromisso com a sociedade no que elenca suas responsabilidades sociais. Neste Dia do Repórter lembro do juramento que fiz ao me formar em jornalismo, palavras que me marcam até hoje, rodeado de amigos que tanto se esforçaram/esforçam para seguir o dilema ético do comunicador com habilitação em jornalismo.
Hoje percebo que tais palavras soam mais fortes no meu ouvido e em minha consciência. Na semana de apresentação das monografias da minha turma o Supremo Tribunal Federal decidiu que não necessariamente precisaria de conhecimentos acadêmicos para exercer esta profissão secular. Digo conhecimentos acadêmicos, pois o que tiraram não foi um diploma e sim que futuros profissionais busquem estudar para desempenhar tais funções.
Pois bem, passasse o ano das eleições e formam-se difusores de opiniões em momentos conturbados no Estado do Maranhão, cresce o número de blogs, twitters e redes sociais para se discutir os rumos da sociedade. O que vem se destacando são blogueiros inclusive com formação superior em Jornalismo, mas que não praticam os ideais e distorcem a realidade em favor de determinados grupos políticos a que estão ligados.

Blogs x Jornalismo
Falta compromisso, Responsabilidade Social e ética na comunicação e repasse de informações. Reitero que muitos profissionais da mídia maranhense têm conhecimento sobre seus poderes de influência e persuasão. Vejo diariamente em blogs “jornalistas” que usam seus meios de comunicação para ofender adversários políticos, discordâncias de opiniões sempre irão existir independente da posição que se tenha, mas falta de respeito com o ser humano não é algo que Jornalismo tem em sua base.
Tais blogueiros justificam seus atos com pesquisas de números de acessos, ter 2.000 visitas diárias em suas paginas pessoais e profissionais não justificam atitudes de ofensas, manipulação de opinião, distorção e fragmentação de informações.
Sou jornalista e trabalho com assessoria de comunicação, sigo o juramento que fiz, principalmente na veracidade e compromisso com aqueles que sirvo, com as maiores influências na minha escolha de trabalhar com comunicação, a sociedade.

A profissão já está por demais desvalorizada, não contribua para distorcer a história de verdadeiros comunicadores que lutaram/lutam pelo direito da informação fidedigna objetivando o bem social, somos profissionais com um olhar diferenciado do mundo.
Não critico blogueiros, profissionais bons e ruins existem em todos os segmentos, mas meu olhar está direcionando a cidadãos que assim como eu fizeram um juramento e deveriam atentar mais para seus atos e repensar se aquilo que estão fazendo é realmente JORNALISMO.
Pense nisso!!!

Juramento do Jornalista
Juro, no exercício das funções de meu grau, assumir meu compromisso com a verdade e com a informação. Juro empenhar todos os meus atos e palavras, meus esforços e meus conhecimentos para construção de uma nação consciente de sua história e de sua capacidade. Juro, no exercício do meu dever profissional, não omitir, não mentir e não distorcer informações, não manipular dados e, acima de tudo, não subordinar em favor de interesses pessoais o direito do cidadão à informação.
Eu Juro diante de Deus e da sociedade.

3 comentários:

Hugo Freitas disse...

Parabéns pelo belíssimo blog, companheiro Josimar.

Mais um blogueiro para compor e contribuir para a melhoria deste espaço virtual que, como você bem apontou, acaba servindo de mote para muitos "jornalistas" alimentarem suas relações de clientelismo político.

Estamos juntos nessa luta por um jornalismo ético e de qualidade. Por isso, convido-o a visitar e, se preferires, seguir o meu humilde blog, a fim de que ampliemos nossos laços comunicativos.

www.hugo-freitas.blogspot.com

Abraços fraternos.

Hugo Freitas

Anônimo disse...

muito bacana seu espaco...

DVmakeup disse...

Adorei o texto. Pura verdade!

Powered By Blogger