Bem Vindos!!!!!

Bem vindos queridos amigos e leitores! não reparem muito pois o Blog é novo e agora que me adentrei neste mundo tão virtual quanto a nossa propria realidade.
Criei este Blog amador com finalidade e objetivo de discutir principalmente o Jornalismo nosso de cada dia, todos os percausos e maravilhas desta profissão tão apaixonante.
Mas não se impressionem se forem abordados temas que fogem um pouco o tema Jornalismo.
No mais sejam bem vindos e lembrem-se:

"Se você é capaz de sonhar, é capaz de fazer."

Uma ótima leitura!
Até mais!

Josimar Melo


sábado, 14 de maio de 2011

Sexta-Feira 13


Muitos levam as super
stições a sério e o cotidiano dos maranhenses ainda sofre forte influência do popularmente conhecido “O Dia do Azar”.

Passar por baixo de escada, ver um gato preto, quebrar um espelho... Existem várias superstições que chamam atenção nesta sexta-feira 13, cada pessoa com sua crença e suas proteções, mas a boa sorte nesta data depende tanto da cultura quanto do pensamento positivo.

Umas das associações históricas deste dia com a má sorte relata que o Rei Filipe IV da França enviou aos senhores de engenho de toda Europa uma carta que só poderia ser aberta no dia 13 de Outubro 1307, uma sexta-feira, tal documento declarava os Cavaleiros da Ordem dos Templários hereges e seus membros foram presos simultaneamente em todo o continente. Muitos acreditam ainda que Jesus Cristo foi morto em uma sexta-feira 13.

Para a secretária Rosa Muniz, de 44 anos, que culturalmente segue o mesmo ritual todo ano, o dia é carregado de energias negativas e as simpatias ajudam a fortalecer sua proteção contra mal olhados “Fico muito ligada na sexta-feira 13, desde jovem sigo alguns cuidados, acho um dia muito fácil das pessoas fazerem e acontecer alguma maldade. Acendo velas por perto, faço muitas orações, não passo por baixo de escadas e não durmo antes da meia-noite, inclusive hoje já estava até procurando simpatias na internet” declara.

A data superticiosa alavanca o comércio de produtos religiosos na capital “Essa semana e a própria sexta-feira 13 marca um dos períodos de mais movimento no comércio religioso, as velas de 7 dias junto com os Banhos de Ervas são os produtos de maior saída. Inclusive por que hoje é dia de Nossa Senhora de Fátima e Dia do Preto Velho” cita Inês Rejane, gerente de loja especializada em artigos religiosos.

Fator Psicológico

A Psicóloga Bruna Mussalém confirma que existe uma preocupação cultural e social em relação a construção de crenças valores atrelados a temida sexta-feira 13. Segundo ela “existe um movimento nesta data que varia de cultura para cultura, assim como o Dia das Bruxas exerce certa ideia que alguma coisa possa nos fazer mal. Muito usam somente roupas brancas e temem quebrar espelhos, vivemos em uma sociedade globalizada e as famílias aceitam ou não essas influências. O que se deve é ter cuidado para não exagerar e superstição se transformar em patologia” finaliza a psicóloga.

Nenhum comentário: